GATE prende homem que ameaçou explodir casa e manteve família refém em São Paulo
Cena foi registrada por câmeras acopladas aos uniformes dos policiais; suspeito de 46 anos foi preso em flagrante

Flavia Travassos
Uma operação do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) na madrugada deste domingo(5) resultou na prisão em flagrante de um homem de 46 anos acusado de agredir e ameaçar a companheira em uma casa da zona sul de São Paulo. A ação, registrada pelas câmeras acopladas aos uniformes dos policiais, terminou após negociação tensa e arrombamento do portão por equipes da polícia.
+ Mulher vítima de violência doméstica deixa bilhete de socorro em conveniência em Gaspar (SC)
Segundo o registro da ocorrência, vizinhos haviam denunciado agressões e ameaças. Do lado de fora, equipes do GATE tentaram por horas convencer o suspeito a se render. Em áudios e imagens captados pelas câmeras, o homem aparece exaltado e profere ameaças: “Eu estou sozinho, e dois botijões, eu vou explodir”, dizia. Em outro momento, dirige-se aos policiais: “Quer morrer comigo? Então abre a porta."
Durante as tentativas de negociação houve disparos e, em seguida, a porta foi arrombada. Os agentes entraram na residência e localizaram o suspeito no quarto, que acabou se rendendo. A vítima, uma mulher de 47 anos, foi encontrada em estado de choque. Ela recebeu orientação para realizar exame de corpo de delito no IML, e a polícia pediu medidas protetivas de urgência.
+ Mulher é baleada em posto de gasolina em Taboão da Serra (SP)
O homem foi autuado por violência doméstica, lesão corporal, ameaça e resistência. O caso segue sob investigação.
A ocorrência não foi isolada: no mesmo fim de semana, o GATE também foi acionado em Itapecerica da Serra. Grande São Paulo, onde equipes contiveram um homem que havia feito familiares reféns; o suspeito foi levado a um hospital da região.