Publicidade
Polícia

Duas pessoas são presas por envolvimento na morte de vereador de Duque de Caxias (RJ) e filho

Danilo do Mercado e o filho dele, Gabriel Francisco Gomes da Silva, foram mortos em março de 2021

Imagem da noticia Duas pessoas são presas por envolvimento na morte de vereador de Duque de Caxias (RJ) e filho
Operação da Polícia Civil do RJ e do Ministério Público ocorre na manhã desta quinta-feira (11) | Reprodução
, ,
Publicidade

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) realizam uma operação, na manhã desta quinta-feira (11), contra suspeitos de envolvimento no assassinato do vereador de Duque de Caxias Danilo Francisco da Silva, o Danilo do Mercado, e do filho dele, Gabriel Francisco Gomes da Silva, em março de 2021. Até o momento, duas pessoas foram presas.

+ Vídeo: câmeras flagraram assassinato de vereador e filho em Duque de Caxias (RJ)

Um dos detidos seria primo de Washington Reis (MDB), ex-prefeito de Duque de Caxias e ex-secretário Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro. A ação cumpre seis mandados de prisão e sete de busca e apreensão em municípios da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana do Rio.

As investigações apontam que o crime foi planejado por uma milícia local, ligada a disputas políticas, econômicas e conflitos fundiários. O vereador foi atraído a um restaurante sob o pretexto de negociar a venda de uma carreta, quando os executores – entre eles três policiais militares – efetuaram os disparos.

Entre os denunciados estão:

  • Allef Alves Bernardino;
  • Leandro Machado da Silva;
  • Luiz Carlos da Costa Ribeiro;
  • Lincoln Reis da Silva;
  • Uanderson Costa de Souza;
  • Luis Henrique Torres.

A participação do grupo foi confirmada por imagens de câmeras de segurança e laudos balísticos, que também relacionam a arma usada contra Gabriel a outros homicídios.

Danilo do Mercado e o filho dele, Gabriel da Silva | Reprodução
Danilo do Mercado e o filho dele, Gabriel da Silva | Reprodução

Quem era Danilo do Mercado

Danilo do Mercado (MDB) tinha 53 anos e estava em seu primeiro mandato como vereador de Duque de Caxias. Ele teve 6.080 votos e foi o 8º mais votado do município nas eleições de 2020.

De acordo com a Polícia Civil, ele era investigado por homicídios, formação de milícia e grupos de extermínio, além de ameaça, extorsão e grilagem.

Prefeito da cidade na época do crime, Washington Reis (MDB) lamentou a morte do político nas redes sociais e declarou luto oficial de três dias. Em nota, a Câmara de Vereadores de Caxias disse que Danilo deixou como legado "uma belíssima trajetória, marcada pelo respeito ao próximo, amor e dedicação ao trabalho e à família".

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade