Duas pessoas são presas por envolvimento na morte de vereador de Duque de Caxias (RJ) e filho
Danilo do Mercado e o filho dele, Gabriel Francisco Gomes da Silva, foram mortos em março de 2021

Rubia Alpino
Emanuelle Menezes
do SBT Rio
A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) realizam uma operação, na manhã desta quinta-feira (11), contra suspeitos de envolvimento no assassinato do vereador de Duque de Caxias Danilo Francisco da Silva, o Danilo do Mercado, e do filho dele, Gabriel Francisco Gomes da Silva, em março de 2021. Até o momento, duas pessoas foram presas.
+ Vídeo: câmeras flagraram assassinato de vereador e filho em Duque de Caxias (RJ)
Um dos detidos seria primo de Washington Reis (MDB), ex-prefeito de Duque de Caxias e ex-secretário Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro. A ação cumpre seis mandados de prisão e sete de busca e apreensão em municípios da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana do Rio.
As investigações apontam que o crime foi planejado por uma milícia local, ligada a disputas políticas, econômicas e conflitos fundiários. O vereador foi atraído a um restaurante sob o pretexto de negociar a venda de uma carreta, quando os executores – entre eles três policiais militares – efetuaram os disparos.
Entre os denunciados estão:
- Allef Alves Bernardino;
- Leandro Machado da Silva;
- Luiz Carlos da Costa Ribeiro;
- Lincoln Reis da Silva;
- Uanderson Costa de Souza;
- Luis Henrique Torres.
A participação do grupo foi confirmada por imagens de câmeras de segurança e laudos balísticos, que também relacionam a arma usada contra Gabriel a outros homicídios.

Quem era Danilo do Mercado
Danilo do Mercado (MDB) tinha 53 anos e estava em seu primeiro mandato como vereador de Duque de Caxias. Ele teve 6.080 votos e foi o 8º mais votado do município nas eleições de 2020.
De acordo com a Polícia Civil, ele era investigado por homicídios, formação de milícia e grupos de extermínio, além de ameaça, extorsão e grilagem.
Prefeito da cidade na época do crime, Washington Reis (MDB) lamentou a morte do político nas redes sociais e declarou luto oficial de três dias. Em nota, a Câmara de Vereadores de Caxias disse que Danilo deixou como legado "uma belíssima trajetória, marcada pelo respeito ao próximo, amor e dedicação ao trabalho e à família".