Albânia nomeia ministra feita por IA para combater corrupção
Novidade foi apresentada pelo primeiro-ministro Edi Rama durante o anúncio de seu novo gabinete; veja como vai funcionar

SBT News
com informações da Reuters
A Albânia anunciou nesta quinta-feira (11) a nomeação de uma nova “ministra” para cuidar dos contratos públicos. Mas, diferentemente de seus antecessores, ela não poderá ser subornada nem ameaçada. Isso porque Diella, que significa "sol" em albanês, é um bot de inteligência artificial.
+ Câmeras guiadas por IA possibilitam automação cirúrgica e independência de grandes equipes
O primeiro-ministro Edi Rama, que está prestes a iniciar o quarto mandato, apresentou a novidade durante o anúncio de seu novo gabinete. Segundo ele, a ferramenta terá a função de administrar todas as licitações públicas envolvendo empresas privadas em projetos do governo.
“Diella é o primeiro membro do gabinete que não está fisicamente presente, mas foi virtualmente criado pela IA”, afirmou Rama.
+ Perfis no TikTok usam IA para disseminar desinformação sobre política
O premiê acrescentou que a iniciativa busca transformar a Albânia em “um país onde as licitações públicas sejam 100% livres de corrupção”.
Desafios de credibilidade
A concessão de contratos públicos é historicamente uma das principais fontes de escândalos de corrupção no país balcânico. Especialistas apontam que a Albânia se tornou um ponto de interesse para gangues internacionais que buscam lavar dinheiro do tráfico de drogas e armas.
Essa reputação tem dificultado as negociações para adesão à União Europeia — meta que o governo de Rama pretende alcançar até 2030, mas que analistas consideram ambiciosa.
Até o momento, o governo não detalhou como será feita a supervisão humana sobre Diella nem esclareceu quais mecanismos de segurança impedirão que o sistema seja manipulado.
De assistente virtual a “ministra”
Diella foi lançada inicialmente no início de 2025 como assistente de inteligência artificial da plataforma e-Albania, criada para facilitar o acesso de cidadãos e empresas a documentos oficiais. Representada em trajes tradicionais albaneses, ela responde a comandos de voz e emite certidões com carimbos eletrônicos, ajudando a reduzir a burocracia.
Agora, ao assumir uma função no gabinete, a IA terá papel central na gestão de licitações públicas.
Repercussão
A novidade, no entanto, divide opiniões. Nas redes sociais, alguns usuários ironizaram a escolha: “Até a Diella será corrompida na Albânia”, escreveu um internauta. Outro comentou: “Os roubos continuarão e Diella será responsabilizada.”
O novo Parlamento, eleito em maio, deve se reunir nesta sexta-feira (12). Ainda não está definido se o governo será votado no mesmo dia.