Defesa de Hytalo Santos apresenta novo pedido de habeas corpus; primeira solicitação foi negada
Audiência de custódia do influenciador ocorre neste sábado (16); casal está sendo investigado por exploração de menores

com informações do Portal T5
A defesa de Hytalo Santos e de seu marido, Israel Natan Vicente, protocolou um novo pedido de habeas corpus na manhã deste sábado (16). O casal foi preso preventivamente na sexta-feira (15), em Carapicuíba, na Grande São Paulo,
Segundo os advogados, a solicitação anterior não foi acolhida pela Justiça em razão do horário em que foi apresentada. A nova medida ocorre enquanto o casal participa da audiência de custódia online neste sábado.
A defesa criticou a falta de acesso aos autos do processo, afirmando que precisou elaborar o documento com base em informações divulgadas pela imprensa.
Fontes ligadas ao caso informaram, em caráter reservado, que existe a possibilidade dos dois serem encaminhado a uma delegacia em Pinheiros, em São Paulo. A estratégia seria facilitar a atuação da defesa na capital paulista.
+ Entenda por que o marido de Hytalo Santos também foi preso
Investigações e prisão preventiva
Hytalo Santos e o marido são investigados pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) sob a acusação de promover vídeos e fotografias com exploração de crianças e adolescentes em um condomínio de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa.
Na denúncia apresentada à Justiça, a promotora Ana Maria França Cavalcante de Oliveira, da 2ª Promotoria de Justiça de Bayeux, aponta que o influenciador praticava a chamada “adultização” de adolescentes, incentivando comportamentos e performances de caráter sexualizado como forma de engajamento digital e rentabilização econômica.
Segundo a acusação, menores de idade eram integrados a um grupo conhecido como “crias”, “filhas” e “genros”, que viviam na casa sob a tutela informal de Hytalo. Além da produção de conteúdo, ele também oferecia apoio financeiro a alguns desses jovens e suas famílias.
As investigações contra Hytalo começaram em 2024, após a denúncia de vizinhos de que as produções envolvendo crianças e adolescentes se estendiam até tarde e faziam muito barulho. O caso ganhou repercussão nacional após vídeo viral do youtuber Felca, em que denuncia a adultização infantil nas redes sociais.
+ Polícia suspeitava de possível fuga de Hytalo Santos; oito celulares foram apreendidos
O pedido de prisão preventiva foi aceito pela Justiça na última quinta-feira (14), com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os promotores justificaram a prisão preventiva dos dois como forma de evitar a prática de novos crimes e impedir a destruição ou ocultação de provas, condutas que, segundo a acusação, já teriam ocorrido desde o início das investigações.