Criminoso da lista de mais procurados do país é preso em São Paulo
Átila Carlai da Luz vivia sob identidade falsa e foi capturado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro

Caroline Campos
Foi preso, nesta sexta-feira (8), Átila Carlai da Luz, um dos criminosos mais procurados e influentes do país. Átila é condenado por tráfico internacional de drogas e associado a integrantes de uma rede criminosa que inclui envolvidos no roubo ao Banco Central de Fortaleza.
Ele foi capturado pela Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), da Polícia Civil do Rio de Janeiro, em um bairro da zona nobre de São Paulo. Átila vivia sob identidade falsa e foi descoberta pelo Instituto de Identificação Félix Pacheco (IFP) através de análise biométrica, cruzamento de dados em sistemas federais e validação técnica.
+ Policial penal é preso ao tentar entrar com drogas e celulares em presídio do Amapá
Ele estava sendo monitorado após a confirmação do seu envolvimento com organizações criminosas que atuam no Rio de Janeiro, onde já havia sido condenado duas vezes por fraudes em caixas eletrônicos e responde a um terceiro processo pela mesma conduta.
Entre diversas passagens em São Paulo, Átila foi condenado a 32 anos de prisão por tráfico internacional, onde utilizou o Aeroporto de Guarulhos como ponto de envio de drogas para países da Europa, parte de um esquema milionário de envio de malas com cocaína para revenda no mercado europeu.
O preso também mantém associação com envolvidos no maior banco a roubo do país, no Banco Central de Fortaleza, caso que completou 20 anos na última quarta-feira (6). Na época, os criminosos levaram quase R$ 165 milhões de reais.
De acordo com a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados, "a captura representa um golpe expressivo contra o crime organizado".