Capitão da PM morre durante confronto com criminosos no Morro do Urubu, no Rio
Rafael Galvão da Costa, de 41 anos, havia sido promovido por bravura ao posto de capitão da Polícia Militar em maio deste ano
Iris Tavares
O capitão do batalhão da Polícia Militar do Méier, na zona norte do Rio de Janeiro, morreu após ser baleado na cabeça durante uma troca de tiros com criminosos do Morro do Urubu, em Pilares, na zona norte do Rio de Janeiro. Rafael Galvão da Costa, de 41 anos, havia sido promovido de oficial para capitão por bravura em maio deste ano.
Além de evitar a movimentação de criminosos que disputam territórios na região, a ação na qual o capitão participava nesta quarta-feira (3) tinha o objetivo de prender criminosos que praticavam roubos de veículos e carga na região.
Rafael Galvão chegou a ser socorrido ainda com vida para o Hospital Municipal Salgado Filho, na mesma região, mas não resistiu aos ferimentos.
+ Troca de tiros entre policiais e criminosos deixa seis mortos na Cidade de Deus
O PM deixa esposa e dois filhos. Ele ingressou na corporação aos 26 anos de idade, em 2009. Em nota, a Secretaria de Estado de Polícia Militar lamentou a morte do Capitão.
"O oficial foi promovido por bravura ao posto de capitão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, por ter participado da ocorrência em que policiais militares do 3° BPM (Méier) prenderam 15 homens e apreenderam seis fuzis impedindo a fuga de criminosos pela Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, em março de 2023", diz a corporação.
+ Caso Edson Davi: sumiço da criança completa seis meses e mãe contrata investigação particular
Até o momento, não há confirmação do horário e local do sepultamento do militar.