Caffeine Break: operação da PF mira esquema que desviava produtos químicos para o tráfico de drogas
Apuração começou após compras atípicas de uma empresa do setor de suplementos e energéticos à base de cafeína chamarem atenção de investigadores

SBT News
Um esquema que desviava produtos químicos do mercado legal para uso em tráfico de drogas foi alvo da operação Caffeine Break, da Polícia Federal (PF), nesta terça-feira (12). Mais de 200 agentes saíram às ruas de várias cidades de Rio de Janeiro e São Paulo para cumprir 20 mandados de prisão temporária e 51 de busca e apreensão.
+ Cães farejadores da PRF encontram mais de meia tonelada de pasta base de cocaína no RJ
Ações criminosas foram descobertas após movimentação atípica de uma empresa do setor de suplementos alimentícios e energéticos à base de cafeína chamar a atenção de investigadores da delegacia da PF em São José dos Campos (SP). Análise de dados mostrou compra incomum de produto controlado.

Outras duas empresas, também do setor de suplementos, foram identificadas na apuração. As três, juntas, compraram no período investigado mais de 550 toneladas de cafeína, "sem nenhum lastro econômico, financeiro ou logístico" e ocultando ações por meio de notas fiscais falsas, segundo a PF.
+ Operação resgata mais de 500 trabalhadores em condições análogas à escravidão em Mato Grosso
Além dos mandados de prisão e busca, o Juízo da 3ª Vara Federal do município paulista determinou 59 bloqueios de contas bancárias e 83 sequestros e bloqueios de bens móveis e imóveis de investigados, com valores atingindo R$ 72 milhões.