Polícia

Atletas estrangeiros são detidos por racismo durante torneio de tênis em SC

Caso foi registrado durante o Itajaí Open de Tênis; Atletas teriam ofendido torcida e funcionário do clube após derrota

Imagem da noticia Atletas estrangeiros são detidos por racismo durante torneio de tênis em SC
‘Macaco’ atletas estrangeiros são presos por racismo durante torneio de tênis em SC | Reprodução
,

Dois atletas estrangeiros, um venezuelano e um colombiano, foram detidos na tarde desta quinta-feira (22) após pratica de injúria racial durante o torneio Itajaí Open de Tênis, realizado no Clube Itamirim, em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. O caso foi registrado por volta das 16h15 e mobilizou a Polícia Militar.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

De acordo com a PM, os atletas teriam se exaltado após perderem uma partida e passaram a ofender a torcida e um funcionário do clube com palavras e gestos de cunho racista. Quando a guarnição chegou ao local, os envolvidos já haviam deixado o evento e se deslocado para um hotel da cidade.

Uma equipe policial seguiu até o hotel e localizou um dos atletas, um venezuelano de 26 anos, que teria feito gestos discriminatórios, imitando um macaco ao coçar as axilas em direção à torcida. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Central de Polícia, onde foi autuado pelo crime de injúria racial.

A vítima das ofensas e uma testemunha também compareceram à delegacia. No local, foi constatada a presença do segundo atleta, um colombiano de 25 anos, acusado de ter chamado um funcionário do clube de “macaco”. Diante dos fatos, a Polícia Militar deu voz de prisão ao segundo envolvido, pelo mesmo crime.

A pena prevista para o crime de injúria racial varia de dois a cinco anos de reclusão, além de multa. O caso segue sob responsabilidade da Polícia Civil.

Organização se manifesta

O Instituto Sports, organizador do torneio, se pronunciou sobre o caso por nota oficial nesta quinta-feira (22).

“O ocorrido durante o jogo de duplas hoje no Itajaí Open teve ação imediata da Polícia Militar que estava presente e tomou as devidas providências dentro da legislação brasileira. O Itajaí Open repudia veementemente o racismo ou a discriminação de qualquer natureza”, comunicou o clube ao site Olimpíada Todo Dia.

O caso começou após a dupla ser derrotada no jogo contra a dupla brasileira Igor Marcondes e Eduardo Ribeiro.

Assuntos relacionados

Racismo
Crime
Tênis
Atleta

Últimas Notícias