Assalto a ônibus no Rio causa pânico entre passageiros: "se entrega, mané"; veja vídeo
Dois ladrões, de 18 e 19 anos, foram detidos; na delegacia, mãe de um deles chorou e pediu perdão às vítimas assaltadas
Emanuelle Menezes
com SBT Rio
Um assalto a um ônibus na Avenida Brasil, na altura de Cordovil, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (7), causou pânico entre passageiros, que registraram o momento em que a Polícia Militar faz um cerco ao veículo e os criminosos se rendem. Os dois assaltantes, de 18 e 19 anos, foram detidos.
+ Polícia faz buscas por suspeitos de balear policial com tiros de fuzil em São Paulo
Em um vídeo, gravado por um dos passageiros do coletivo, é possível ver o desespero das vítimas e os pedidos para que os bandidos se rendessem. Uma mulher fala: "Se entrega, eles [policiais] não vão matar vocês, daqui a pouco vocês estão soltos".
"Se entrega aí, mané! A polícia tá aqui com fuzil na frente", disse outro passageiro. É possível ouvir um dos assaltantes dizendo: "Não vai dar, os caras vão atirar".
Em pânico, o motorista abriu a porta e pulou do ônibus. Pelo menos 27 passageiros estavam no coletivo, da Viação Evanil, que saiu de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, em direção ao Centro do Rio. O ônibus era do tipo "frescão" – veículos que são mais confortáveis, com poltronas reclináveis e ar-condicionado. A passagem custa R$ 27,80.
Após policiais militares cercarem o coletivo, os ladrões levantaram as mãos e se entregaram. Imagens mostram agentes do BPVE (Batalhão de Policiamento em Vias Expressas) rendendo os dois suspeitos ainda na pista. Com eles, foi encontrada uma bolsa com nove celulares e um revólver.
Dilson Pimenta Ramos da Silva, de 18 anos, e Marcelo Barbosa de Oliveira, de 19, foram detidos e levados para a 39ª Delegacia de Polícia, em Brás de Pina.
Na delegacia, a mãe de um deles chorou ao vê-lo detido e questionou o que o filho fez: "Por que tu fez isso?", disse ela. A mulher também pediu perdão às vítimas assaltadas.
"Me desculpa. Me perdoa, por favor. Eu não criei meu filho pra isso. Eu estou com tanta vergonha de vocês", disse ela.
