Após denúncia de maus-tratos a mais de 100 animais, polícia faz operação em ONG da Grande São Paulo
Agentes cumprem mandado de busca e apreensão em uma ONG em Mairiporã, que recebe doações para cuidar de animais resgatados
Agência SBT
SBT Manhã
Uma ONG localizada em Mairiporã, na Região Metropolitana de São Paulo, é alvo de mandado de busca e apreensão nesta segunda-feira (25). A ação foi motivada por denúncias de maus-tratos contra cães, gatos, porcos e patos que vivem no local. Dra. Luciane Nemi, médica veterinária responsável pelo sítio, foi presa em flagrante por crime contra o meio ambiente e por prática de maus-tratos a animais.
Segundo a Polícia Civil, a investigação começou após um ex-funcionário relatar que os animais estavam em péssimas condições de higiene e sofriam maus-tratos.
+ GCM é baleado na cabeça em ataque na zona sul de São Paulo
Em entrevista, a veterinária responsável pela organização informou que atualmente abriga mais de 100 bichos e que já chegou a ter mais de 300. Questionada sobre as acusações, ela afirma ser vítima de armação de um ex-colaborador e diz ser inocente.
Segundo a investigação, ela recebe verbas para a manutenção da ONG, embora ainda não esteja confirmado se os recursos vêm de doações privadas ou fundos públicos. Nas redes sociais da entidade, ela pede ajuda financeira por meio de vaquinhas e solicita voluntários para auxiliar nos cuidados com os animais.
+ São Paulo registra recorde de armas apreendidas no primeiro semestre
As autoridades apuram ainda, a suspeita da existência de um cemitério clandestino dentro da propriedade, onde estariam sendo enterrados animais mortos por negligência.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse que, no local, os policiais encontraram 125 animais mantidos em condições precárias. "A ocorrência segue em andamento e mais detalhes serão divulgados após a conclusão dos trabalhos de campo", finalizou.
Os agentes que cumprem o mandado são da 3ª Delegacia de Polícia de Crimes contra os Animais, da Divisão de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente (DPPC).