Lula vai a jantar de Putin antes do Dia da Vitória na Rússia
Presidente brasileiro está no país para acompanhar as celebrações dos 80 anos da vitória da antiga União Soviética sobre a Alemanha nazista

Yumi Kuwano
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta quinta-feira (8) com Vladimir Putin, presidente da Rússia. O brasileiro desembarcou em Moscou na quarta-feira (7) por volta das 12h15 (horário local).
Os chefes de Estado se encontraram em um jantar que ocorreu no Kremlin, sede do governo e residência oficial do líder russo. O evento foi oferecido por Putin às autoridades que estão no país para as celebrações do Dia da Vitória.
+ Lula embarca para Rússia com ministros e representantes do Congresso
O motivo da viagem de Lula à Rússia é acompanhar o desfile militar que marca os 80 anos da vitória da antiga União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, que acontece na sexta-feira (9).
A visita também busca sinalizar a independência da política externa brasileira. Durante a viagem, está prevista a assinatura de atos na área de Ciência e Tecnologia.
No entanto, Lula recebeu críticas das oposição, que sinaliza que o encontro mostra um alinhamento ideológico com a Rússia, desgastado na comunidade internacional pela guerra com a Ucrânia.
De Moscou, Lula embarca para a China, onde ficará de segunda (12) a terça-feira (13). Em Pequim, o presidente participará do encontro do Fórum China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e, posteriormente, de uma reunião separada com Xi Jinping. A previsão é que ocorra assinatura de atos em diversas áreas, incluindo comércio, tecnologia e saúde.