Brasil assina acordo com a França contra garimpo ilegal de ouro
Parceria prevê operações contra o crime organizado e troca de informações
Guilherme Resck
Os governos brasileiro e francês firmaram um acordo de cooperação institucional, técnica e operacional contra o garimpo ilegal de ouro. A parceria prevê operações coordenadas contra organizações criminosas, troca de informações sobre a atividade ilegal e uso de um software de mapeamento dinâmico, da Polícia Federal do Brasil, para monitoramento da Amazônia por meio de imagens de satélite.
+ Sidônio classifica fake news sobre o Pix como "criminosa"
O acordo foi assinado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski, e pelo ministro do Interior da França, Bruno Retailleau.
A região entre o Amapá, estado no norte do Brasil, e a Guiana Francesa, território que pertence à França, se tornou uma forte área de garimpo ilegal e crimes ambientais. As consequências vão desde desmatamento e poluição de rios à contaminação do solo e da água.
O garimpo ilegal atinge diversos pontos da região norte brasileira e já foi apontado por especialistas e pelo governo federal como o principal motivo da crise social e de saúde pela qual o povo Yanomami, em Roraima, passou nos últimos anos.