Bolsonaro e PL lançam nome cassado pelo TSE como pré-candidato à prefeitura de Goiânia
O nome de Gustavo Gayer era aguardado, mas ex-presidente afirmou que apoio "ficará para um momento mais oportuno" pela importância do deputado no Congresso
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve, nesta quarta-feira (19), em Goiânia para o anúncio da pré-candidatura do deputado estadual cassado Fred Rodrigues à prefeitura da cidade, pelo Partido Liberal (PL), nas eleições municipais.
Assim, o nome mais especulado pela mídia nos últimos dias "ficará para um momento mais oportuno", segundo disse Bolsonaro: o deputado federal Gustavo Gayer. O ex-chefe do Executivo é presidente de honra da legenda e está em turnê em Goiás nesta semana para fortalecer nomes junto a apoiadores.
Rodrigues chegou a ser eleito em 2022 para a 20ª legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), pelo Democracia Cristã (antigo PSDC), mas foi impedido de seguir com os trabalhos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dezembro de 2023.
A ação pelo indeferimento da candidatura foi apresentada pela Procuradoria Regional Eleitoral em Goiás, referente à não prestação de contas da eleição de 2020, quando concorreu à Câmara de Goiânia.
Bolsonaro chamou Rodrigues de "meu amigo". "Nossa política é muito semelhante", disse em discurso. Também anunciou o ex-deputado federal Major Vitor Hugo, do PL, à vice-prefeitura de Goiânia.
Quem é Fred Rodrigues?
Antes de ingressar na política, atuou como empresário e empreendedor. Ele foi eleito para a Alego, destacando-se por defesa de pautas relacionadas ao desenvolvimento econômico e social do estado.
Como dito por Bolsonaro no evento, o nome inicial para a capital de Goiás era o deputado federal Gustavo Gayer, goiano e eleito pelo PL. Porém, por conta de sua forte participação no Congresso Nacional e destaque que vem recebendo, deve ficar onde está. "Homem com projeção além do limite de Goiás", avaliou o ex-presidente, afirmando que um apoio a Gayer a um cargo no Executivo "ficará para um momento mais oportuno".
Na terça (18), Bolsonaro esteve em Jataí e Rio Verde, na região sudoeste do estado, e em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana. Visitou esses municípios para lançar, respectivamente, pré-candidaturas de Geneilton Assis, atual vice-prefeito de Jataí, Lissauer Vieira, ex-deputado estadual que presidiu a Alego, e Professor Alcides, que atualmente ocupa uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Bolsonaro deve seguir para Anápolis ainda nesta quarta. Lá, deve apoiar o ex-deputado federal Márcio Corrêa ao Executivo local.