Alckmin entrega nesta quarta (20) ao Congresso medida provisória de resposta ao tarifaço dos EUA
Vice-presidente se reúne com Hugo Motta e Davi Alcolumbre para discutir plano de R$ 30 bilhões contra impacto das sobretaxas norte-americanas

Gabriela Tunes
O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), cumpre agenda no Congresso nesta quarta-feira (20) para tratar do pacote de resposta do governo Lula (PT) ao tarifaço dos Estados Unidos. Na Câmara, entrega medida provisória (MP) ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). Também se reúne com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
+ Alckmin diz que plano de apoio a setores afetados por tarifas tem impacto fiscal pequeno
A MP abre crédito extraordinário de R$ 30 bilhões e cria medidas emergenciais para proteger trabalhadores e empresas afetadas pelas tarifas norte-americanas.
Entre as ações previstas estão subsídio a linhas de crédito, estímulo a compras públicas de produtos impactados e a formação de um fundo privado temporário para dar fôlego às companhias de setores estratégicos.
+ Ministro da Saúde cogita viagens aos EUA, mesmo com cancelamento de vistos pela Casa Branca
Além da entrega formal do texto, Alckmin também deve discutir com parlamentares a agenda do comércio exterior, em meio à pressão de setores produtivos por negociações bilaterais e alternativas de mercado.