Publicidade
Polícia

Operação contra expansão de facção criminosa no Rio tem 3 presos e policial do Bope baleado

Ação, chamada de Contenção, começou ainda de madrugada nas comunidades da Serrinha, Juramento, Campinho e Fubá, na zona Norte da capital fluminense

Imagem da noticia Operação contra expansão de facção criminosa no Rio tem 3 presos e policial do Bope baleado
Ação da Polícia Civil começou ainda na madrugada desta terça-feira (26) | Reprodução
,
Publicidade

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza, na manhã desta terça-feira (26), mais uma etapa da Operação Contenção, que mira traficantes que disputam territórios em comunidades da zona Norte da capital fluminense. Houve tiroteio e um policial do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) que dava apoio à ação foi baleado. Até o momento, três suspeitos foram presos.

+ Polícia mira quadrilha que faturou R$ 7 milhões enganando idosos em caixas eletrônicos

A operação começou ainda de madrugada nas comunidades da Serrinha, Juramento, Campinho e Fubá, na zona Norte do Rio. O objetivo é combater a expansão territorial do Comando Vermelho, maior facção criminosa do estado. De acordo com a polícia, a área entre Campinho e Praça Seca é estratégica para que a facção consiga expandir os domínios na zona Oeste, uma vez que liga as duas regiões da cidade.

O movimento, no entanto, encontra resistência por parte do Terceiro Comando Puro (TCP), facção que domina a região. De um lado, traficantes como Wallace de Brito Trindade, o "Lacoste", e William Yvens da Silva, o "Coelhão", expandem sua influência a partir da comunidade da Serrinha. Do outro, o Comando Vermelho, sob a liderança de Edgar Alves de Andrade, o "Doca", promove ofensivas sistemáticas a partir do Morro do Juramento.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a intensidade dos tiros, ouvidos desde as primeiras horas do dia. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, quatro escolas foram impactadas na Serrinha e duas no Juramento. Nas regiões do Campinho e do Fubá, as unidades funcionam normalmente. Uma escola da rede estadual precisou ser fechada.

A Secretaria Estadual de Saúde informa que as unidades da região funcionam normalmente. Já na rede municipal, cinco unidades que atendem as regiões foram afetadas. Uma delas mantém o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas. As outras unidades suspenderam o início do funcionamento e avaliam a possibilidade de abertura nas próximas horas.

O metrô funciona com intervalos irregulares. A Supervia informou que a circulação de trens funciona normalmente.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade