Publicidade
Polícia

"Abin paralela": PF encontra computadores funcionais usados por Ramagem e sucessor na sede da agência

Ao menos cinco aparelhos foram localizados preservados dentro do serviço de inteligência e enviados para perícia nesta semana

Imagem da noticia "Abin paralela": PF encontra computadores funcionais usados por Ramagem e sucessor na sede da agência
Alexandre Ramagem e Victor Carneiro, ex-diretores da Abin, são investigados pela PF | Divulgação/Valter Campanato/Agência Brasil e Divulgação/PRF
• Atualizado em
Publicidade

A Polícia Federal (PF) encontrou computadores funcionais usados pelo ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem (PL-RJ), hoje deputado federal, e do sucessor dele, Victor Carneiro, na sede da agência, em Brasília.

+ INSCREVA-SE: Fique sabendo de todas as notícias no canal do YouTube do SBT News

Em um primeiro pedido, a PF solicitou que a Abin identificasse os computadores usados por Carneiro e Ramagem após testemunhas relatarem aos investigadores que os aparelhos tinham sido guardados secretamente.

Em seguida, a Abin localizou os computadores e comunicou à PF, que pediu que os aparelhos fossem submetidos a perícia.

+ "Abin paralela": STF retira sigilo de gravação de Bolsonaro e Ramagem

Segundo apurou o SBT News com fontes ligadas ao caso, computadores foram localizados e estavam preservados dentro de uma repartição da Abin. Pelo menos cinco aparelhos foram enviados para perícia nesta semana.

Os investigadores da PF buscam encontrar novos elementos que colaborem com as investigações da "Abin paralela".

+ Leia a transcrição da reunião entre Bolsonaro e Ramagem

O rastreio de novos elementos pode ser dificultado pela configuração dos computadores. O SBT News, apurou que os dispositivos usados pela agência possuem singularidades de acessos que, em alguns casos, não deixam vestígios.

No inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF), com relatoria do ministro Alexandre de Moraes, Ramagem é investigado por suspeita de ser um dos líderes da chamada "Abin paralela", grupo investigado por atuar para beneficiar a família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e realizar espionagens ilegais com uso do software First Mile.

+ Policiais federais suspeitos de participação em "Abin paralela" serão investigados pela CGU

Carneiro, sucessor de Ramagem na Abin, é alvo de investigação também por suspeita de participação em espionagens ilegais.

Apadrinhado por por Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Carneiro foi citado em vídeo da reunião ministerial apreendida pela PF.

Na ocasião, Heleno disse que falou com Carneiro sobre "infiltrar agentes em campanhas eleitorais".

O SBT News procurou a Abin sobre o caso dos computadores funcionais e aguarda manifestação.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade