Linhas de comunicação francesas são vandalizadas durante Olimpíada de Paris
Região da cidade de Marselha, que sedia as competições de futebol e vela, foi afetada, segundo autoridades
Linhas de telecomunicações de pelo menos seis áreas da França foram atingidas por atos de vandalismo nesta segunda-feira (29), terceiro dia da Olimpíada de Paris. A sabotagem afetou serviços de internet por fibra ótica e linhas de telefonia fixa e móvel.
O tamanho do impacto do vandalismo ainda não está claro. Segundo uma autoridade policial francesa, seis departamentos administrativos da França foram afetados, incluindo a região ao redor da cidade de Marselha, que sedia competições de futebol e vela.
As operadoras de telecomunicações Bouygues e Free confirmaram que seus serviços foram afetados. Reportagens da mídia francesa disseram que as linhas operadas pela provedora SFR também foram atingidas. A empresa controladora da Free disse que suas equipes estão mobilizadas para restaurar os serviços.
Ataques nas redes de trem
O sistema francês de Trens de Alta Velocidade (TGV, na sigla em francês) foi alvo de vandalismo na sexta-feira (26), horas antes da cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris. Segundo a SNCF, operadora ferroviária, as ações aconteceram de forma coordenada e incluíram ataques incendiários nas linhas que ligam Paris ao leste, oeste e norte da França. As operações foram suspensas e parcialmente restauradas no sábado (27).
A mídia francesa informou que um ativista de extrema-esquerda foi preso em uma instalação ferroviária no domingo (28), na região de Seine-Maritime, no oeste da França. O gabinete do promotor de Paris disse, porém, que a detenção não tinha conexão com o ataque à rede ferroviária e que ninguém foi preso até agora.
* Com informações da Associated Press