Mundo

Vídeo: Polícia da Geórgia espanca e prende líder da oposição

País que faz fronteira com a Rússia vive onda de manifestações após primeiro-ministro anunciar suspensão das negociações de adesão à União Europeia

Imagem da noticia Vídeo: Polícia da Geórgia espanca e prende líder da oposição
• Atualizado em

A polícia da Geórgia prendeu um dos líderes da oposição do país na capital Tbilisi nesta quarta-feira (4). A ação é parte de uma resposta às manifestações contra o governo desencadeadas pela suspensão das negociações de adesão à União Europeia.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Nika Gvaramia estaria em um dos escritórios do partido de oposição Coalizão para a Mudança. A legenda compartilhou um vídeo mostrando vários agentes espancando e depois arrastando Nika para dentro de um carro. Não há informações do seu estado de saúde.

Nos últimos seis dias, a capital do país vizinho da Rússia tem sido palco de intensos protestos, com manifestantes enfrentando a polícia de choque. Equipados com gás lacrimogêneo e canhões de água, os agentes dispersaram barricadas e fogos de artifício lançados pelos civis. Mais de 300 pessoas foram detidas desde quinta-feira, e mais de 100 precisaram de atendimento médico.

A mobilização popular começou depois que o primeiro-ministro, Irakli Kobakhidze, anunciou na semana passada que a Geórgia abandonou as negociações de adesão à União Europeia. O partido dele, Sonho Georgiano, acusado de ser pró-Rússia, manteve o controle do parlamento na contestada eleição de 26 de outubro, amplamente questionada no país.

Sobre a prisão de Nika, Kobakhidze declarou que as operações visam conter tentativas de desestabilizar o governo. “É uma medida preventiva, não repressiva”, afirmou. A presidente do país, Zourabichvili, que é pró-Ocidente e favor das negociações com a UE, acusou a polícia de “atacar jornalistas e líderes políticos”.

Últimas Notícias