Enchentes no Texas: Veja antes e depois da devastação
Imagens de satélite mostram a região em torno do rio Guadalupe após as inundações; mais de 100 pessoas morreram na tragédia

Gabriella Lodi
com informações da Reuters
Imagens de satélite divulgadas na terça-feira (8) pela empresa Maxar Technologies mostram partes do Texas e do rio Guadalupe, nos Estados Unidos, antes e depois das enchentes que devastaram a região na última semana.
O número de mortos nas inundações repentinas que aconteceram no dia 4 de julho passa de 100 - muitos dos mortos são crianças que estavam passando o feriado no acampamento cristão da região. Equipes de resgate continuam as buscas por dezenas de pessoas ainda desaparecidas.
A faixa central da região de Texas Hill Country foi destruída pelas águas. Fotografias divulgadas nesta terça comparam registros anteriores que datam de 23 de junho de 2023.
Veja abaixo:
Relembre a tragédia
De acordo com informações anunciadas pelo governador do Texas, Gregg Abbott, no final da tarde de terça-feira (8), as autoridades ainda procuram mais de 180 pessoas que permanecem desaparecidas após uma das enchentes mais mortais dos EUA em décadas.
As buscas se concentram no Condado de Kerr e na cidade de Kerrville, a sede da região com cerca de 24 mil habitantes transformada em escombros quando as chuvas repentinas atingiram a região na manhã de sexta-feira (4), inundando a bacia do rio Guadalupe.
+ Chega a 109 o número de mortes decorrentes das enchentes no Texas
Os corpos de 94 vítimas das enchentes, cerca de um terço delas crianças, foram recuperados somente no Condado de Kerr até terça-feira (8), informou Abbott em uma entrevista coletiva.
Os mortos no Condado de Kerr incluem 27 campistas e monitores do Camp Mystic, um acampamento de verão cristão de meninas com quase um século de existência, às margens do rio Guadalupe, perto da cidade de Hunt. A diretora do acampamento também morreu.
Cinco meninas e um monitor do acampamento ainda estavam desaparecidos na terça-feira, afirmou Abbott.
+ Vídeo acelerado mostra cheia de rio no Texas; mais de 80 pessoas morreram no estado
Até terça-feira, outras 15 mortes relacionadas às enchentes foram confirmadas em uma faixa da região montanhosa do Texas conhecida como "beco das enchentes repentinas", acrescentou o governador. Com os relatos, o número total de mortes subiu para 109.