Publicidade
Mundo

Vídeo acelerado mostra cheia de rio no Texas; mais de 80 pessoas morreram no estado

Em menos de duas horas, o nível das águas do rio Guadalupe subiu cerca de 9 metros; pelo menos 41 pessoas continuam desaparecidas

,
Publicidade

Imagens em velocidade acelerada mostram o avanço repentino da água no rio Guadalupe, no Texas, na sexta-feira (04). Em menos de duas horas, o nível do rio subiu cerca de 9 metros, transformando áreas secas em regiões submersas. A tragédia já deixou 82 mortos, incluindo 21 crianças. Pelo menos 41 pessoas continuam desaparecidas.

+ 7 de julho é feriado? E dia 9? Veja as folgas garantidas neste mês

"Grande desastre" nos EUA

A Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema, na sigla em inglês) foi acionada no domingo e enviou recursos para socorristas, após o presidente Donald Trump emitir uma declaração de desastre grave, informou o Departamento de Segurança Interna em um comunicado.

Helicópteros e aviões da Guarda Costeira dos Estados Unidos estão auxiliando nos esforços de busca e resgate.

Alguns especialistas questionaram se os cortes na força de trabalho federal pelo governo Trump, incluindo na agência que supervisiona o Serviço Nacional de Meteorologia, levaram as autoridades a não prever com precisão a gravidade das enchentes e emitir alertas apropriados antes da tempestade.

O presidente Donald Trump e seu governo realizaram milhares de cortes de empregos na agência controladora do Serviço Nacional de Meteorologia, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, deixando muitos escritórios de meteorologia com falta de trabalhadores, disse o ex-diretor da NOAA, Rick Spinrad.

+ Trump anuncia tarifa adicional de 10% para países que aderirem às políticas do Brics

Ele disse que não sabia se esses cortes foram responsáveis pela falta de aviso prévio para as inundações do Texas, mas afirmou que eles inevitavelmente degradariam a capacidade da agência de fornecer previsões precisas e oportunas.

A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, que supervisiona a NOAA, disse que um alerta de inundação "moderado" emitido na quinta-feira (3) pelo Serviço Nacional de Meteorologia não previu com precisão as chuvas extremas e disse que o governo Trump estava trabalhando para atualizar o sistema.

A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Publicidade

Assuntos relacionados

Texas
Chuva
Morte
enchente
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade