Uso diário de maconha supera o do álcool nos Estados Unidos, diz estudo
Cerca de 40% dos usuários atuais de cannabis a usam diariamente ou quase diariamente nos EUA
Milhões de pessoas nos Estados Unidos relatam usar maconha diariamente ou quase todos os dias, de acordo com uma análise de dados de uma pesquisa nacional, e essas pessoas agora superam aquelas que dizem ser bebedoras diárias ou quase diárias de álcool.
O álcool ainda é mais amplamente consumido, mas 2022 foi a primeira vez que esse nível intensivo de uso de maconha ultrapassou o consumo diário e quase diário de álcool, disse o autor do estudo, Jonathan Caulkins, pesquisador de políticas sobre cannabis na Universidade Carnegie Mellon.
"Cerca de 40% dos usuários atuais de cannabis a usam diariamente ou quase diariamente, um padrão mais associado ao uso de tabaco do que ao uso típico de álcool", disse Caulkins.
A pesquisa, baseada em dados da Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde, foi publicada nesta quarta-feira (22) na revista Addiction. A pesquisa é uma fonte altamente respeitada de estimativas autorrelatadas de uso de tabaco, álcool e drogas nos Estados Unidos.
Em 2022, estima-se que 17,7 milhões de pessoas relataram usar maconha diariamente ou quase diariamente, em comparação com 14,7 milhões de bebedores diários ou quase diários, de acordo com o estudo.
De 1992 a 2022, a taxa per capita de relatos de uso diário ou quase diário de maconha aumentou 15 vezes. Caulkins reconheceu no estudo que as pessoas podem estar mais dispostas a relatar o uso de maconha à medida que a aceitação pública cresce, o que poderia aumentar o crescimento relatado.
A maioria dos estados americanos agora permite o uso medicinal ou recreativo de maconha, embora ela ainda seja ilegal a nível federal. Em novembro, os eleitores da Flórida decidirão sobre uma emenda constitucional que permite a cannabis recreativa, e o governo federal está se movendo para reclassificar a maconha como uma droga menos perigosa.
*com informações da Associated Press