Publicidade
Mundo

Ucrânia mata agentes russos suspeitos de atentado que matou coronel de serviço de inteligência

Informação foi divulgada pelo governo ucraniano por meio do aplicativo de mensagens Telegram neste domingo (13)

Imagem da noticia Ucrânia mata agentes russos suspeitos de atentado que matou coronel de serviço de inteligência
Filmagem da câmera de segurança que captou o assassinato de coronel ucraniano. | Reprodução/Reuters
,
Publicidade

Agentes da Inteligência ucraniana mataram membros do FSB (Serviço Federal de Segurança Russo) suspeitos de terem assassinado a tiros um coronel do SBU (Serviço de Segurança da Ucrânia) Ivan Voronych, em Kiev, no dia 10 de julho.

+ Coronel da Ucrânia é assassinado a tiros em Kiev; veja vídeo

A SBU confirmou a informação neste domingo (13) por meio de uma declaração no aplicativo de mensagens Telegram. "Esta manhã, uma operação especial foi realizada em que membros do FSB russo resistiram e foram liquidados", afirmam.

O SBU informou que duas pessoas, um homem e uma mulher, eram suspeitas de terem matado Ivan Voronych, líder do serviço ucraniano. Porém, não informou quantos supostos agentes do FSB foram mortos na operação.

+ Ataque russo mata 2 pessoas e fere outras 14 na Ucrânia

Segundo o SBU, os suspeitos do atentado ao oficial tentaram se esconder após o crime, na quinta-feira (10), mas foram vigiados e acabaram dando as coordenadas de um esconderijo onde foi encontrada uma pistola com silenciador.

Até o momento, a inteligência russa não se pronunciou publicamente sobre o caso.

A competência do SBU abrange segurança e contrainteligência, mas, desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, ela também desempenha um papel de destaque em operações especiais contra Moscou, incluindo assassinatos e ataques de sabotagem.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade