Mundo

Ucrânia divulga imagens inéditas de drones atacando aviões militares russos

Ataque faz parte da operação 'Teia de Aranha', deflagrada no último fim de semana e que danificou mais de 40 aeronaves russas

Imagem da noticia Ucrânia divulga imagens inéditas de drones atacando aviões militares russos

O Ministério da Defesa da Ucrânia divulgou nesta quarta-feira (4) novas imagens da operação “Teia de Aranha”, que utilizou drones para destruir mais de 40 aeronaves militares da Rússia.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A ofensiva envolveu drones transportados em contêineres por caminhões até o interior do território russo. Segundo o governo ucraniano, os dispositivos aéreos atingiram 41 aviões bombardeiros – usados para carregar munições – que estavam estacionados em diferentes aeródromos russos, incluindo a base aérea de Belaya, localizada na região de Irkutsk, a mais de 4.000 quilômetros da fronteira com a Ucrânia.

O vídeo da operação foi publicado na plataforma X (antigo Twitter) e mostra o momento em que um dos drones se aproxima de uma das aeronaves e explode ao atingi-la.

De acordo com comunicado oficial do Ministério da Defesa da Ucrânia, também publicado na plataforma X, foram utilizados 1.100 kg de explosivos na ação. A nota informa que a ponte ficou em "estado de emergência". Ainda segundo o ministério, a operação exigiu meses de planejamento e execução cuidadosa.

Em resposta, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou em uma conversa telefônica com Donald Trump, que retaliará os ataques com drones. A declaração foi compartilhada pelo presidente dos Estados Unidos em sua conta na rede social Truth Social.

“O presidente Putin disse, e com muita veemência, que terá de responder ao recente ataque aos campos de aviação”, escreveu Trump após a conversa, que teria durado mais de uma hora.

Últimas Notícias