Ucrânia acusa Rússia de ataque noturno: "Ao mesmo tempo em que Putin dizia a Trump por telefone que busca a paz"
Após reunião na Casa Branca, prefeito de cidade ucraniana denuncia ataque do exército russo; Trump começou a organizar encontro entre os líderes por ligação

SBT News
com informações da Reuters
A Rússia atacou a cidade central ucraniana de Kremenchuk com drones durante a noite, disse o prefeito da cidade nesta terça-feira (19), chamando a ação de um sinal de que o presidente russo, Vladimir Putin, não quer a paz.
O ataque relatado ocorreu um dia depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, se reuniu com líderes europeus e com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, em Washington.
Após a reunião de segunda-feira (18), Trump disse que telefonou para Putin e começou a organizar uma reunião entre ele e Zelensky.
"Exatamente ao mesmo tempo em que Putin assegurava a Trump por telefone que busca a paz, e quando o presidente Volodymyr Zelensky mantinha conversações na Casa Branca com líderes europeus sobre uma paz justa, o Exército de Putin lançava mais um ataque maciço contra Kremenchuk", disse Vitalii Maletskyi, prefeito da cidade que fica na região de Poltava, no Telegram.
+ Rússia diz que qualquer reunião de líderes sobre Ucrânia precisa ser cuidadosamente preparada
O Ministério da Energia da Ucrânia informou que o ataque russo atingiu instalações de energia na região central ucraniana de Poltava, causando grandes incêndios, acrescentando que uma instalação de transporte de gás foi alvo de dezenas de drones, o que causou danos.
Trump liga para Putin
Durante o encontro, Trump assegurou que os EUA ajudariam a garantir a segurança da Ucrânia em qualquer acordo para acabar com a guerra da Rússia no país.
Ele afirmou em uma rede social que a conversa foi proveitosa: "Discutimos as Garantias de Segurança para a Ucrânia, que seriam fornecidas pelos vários países europeus, em coordenação com os Estados Unidos da América. Todos estão muito felizes com a possibilidade de paz para a Rússia/Ucrânia."
+ Zelensky diz que está pronto para encontro bilateral com Putin
Trump disse ainda que ligou para Putin e começou a organizar um encontro dele com Zelensky. A possível conversa ainda não tem local definido. "Após essa reunião, teremos uma reunião trilateral, que seria composta pelos dois Presidentes, além de mim", explicou o republicano.
"Mais uma vez, este foi um passo inicial muito bom para uma guerra que já dura quase quatro anos. O Vice-Presidente J.D. Vance, o Secretário de Estado Marco Rubio e o Enviado Especial Steve Witkoff estão em coordenação com a Rússia e a Ucrânia", destacou.