Trump descarta cessar-fogo imediato em reunião com Zelensky e líderes europeus
Presidente dos EUA diz estar otimista; encontro com líderes debate acordo de paz e garantias de segurança na Europa

Vicklin Moraes
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (18) que embora todos preferissem um cessar-fogo imediato, ele está otimista quanto à possibilidade de um acordo que ponha fim na Guerra na Ucrânia. A fala aconteceu durante reunião com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus.
+ Trump se reúne com Zelensky para possível acordo de cessar-fogo
“Eu gosto da ideia de um cessar-fogo, porque você para imediatamente as mortes. Porém, acredito que um acordo de paz ao final de tudo isso é algo muito alcançável e que pode ser feito em um futuro próximo”, acrescentou.
Após o encontro com os líderes europeus, Zelensky qualificou a reunião prévia com Trump como “muito construtiva”. O presidente ucraniano afirmou que os dois discutiram questões territoriais, mas não informou se houve avanço em relação à cessão de regiões atualmente ocupadas por tropas russas.
+ Hamas aceita proposta de cessar-fogo com Israel
Durante a conversa, o presidente francês Emmanuel Macron, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, enfatizaram a importância de que um eventual acordo de paz inclua garantias de segurança para a Ucrânia e para a Europa. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, reforçou que a paz deve ser alcançada de forma “unida”, sugerindo que a presença contínua dos líderes europeus seja fundamental.