Publicidade
Mundo

Trump se reúne com Zelensky para possível acordo de cessar-fogo

Presidente dos EUA diz esperar promover uma reunião trilateral com Zelensky e Putin, mas admite risco de fracasso nas conversas

Imagem da noticia Trump se reúne com Zelensky para possível acordo de cessar-fogo
Donald Trump e Volodymyr Zelensky na Casa Branca, nesta segunda (18) | Reprodução/Casa Branca
• Atualizado em
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reúne esta segunda-feira (18) com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e sete líderes europeus para reunião sobre a guerra na Ucrânia. Em coletiva de imprensa, o mandatário norte-americano afirmou que espera promover uma reunião trilateral com Zelensky e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para tentar encerrar o conflito, que já dura quase quatro anos.

+ Zelensky responde à pressão de Trump e acusa Rússia de ataques em dia de reunião pela paz

"Achamos que podemos encerrar o conflito. Pessoas estão sendo mortas e queremos parar isso. Eu não diria que não há saída. Temos uma boa chance de resolver. Já se passaram quase quatro anos agora. Na semana passada, muitas pessoas foram mortas", disse Trump.

O republicano também reconheceu que pode não haver acordo de cessar-fogo imediato.

+ Trump diz que Ucrânia deve desistir da Crimeia e da Otan se quiser acabar com guerra

Após a reunião com o líder ucraniano, Trump receberá os chefes de governo do Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Finlândia, além de representantes da União Europeia e da Otan, em uma reunião conjunta na Sala Leste da Casa Branca. Questionado sobre o papel dos europeus, Trump afirmou que eles podem contribuir para avançar nas negociações.

"Vamos nos reunir com um grande grupo representativo, sete países muito poderosos, muito grandes e grandes pessoas. Todos amigos meus e seus. Vamos ter sugestões. Eles querem paz", afirmou o presidente norte-americano.

Roupa de Zelensky

Em fevereiro, durante uma reunião no Salão Oval, Donald Trump ironizou a forma de se vestir do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Na ocasião, o repórter Brian Glenn, aliado de Trump, chegou a questionar por que o líder não usava um terno, insinuando que sua roupa casual era desrespeitosa.

Nesta segunda-feira (18), Zelensky optou por um traje mais formal em vez do tradicional uniforme militar. A escolha foi elogiada por um jornalista, que afirmou que o presidente ucraniano “estava fabuloso”. Trump disse concordar com a avaliação.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade