Tufão Shanshan atinge o Japão e deixa ao menos três mortos no país
Fenômeno provocou chuvas torrenciais e rajadas de vento de quase 200 km/h
O Japão foi atingido por chuvas torrenciais e fortes rajadas de vento, nesta quinta-feira (29), devido à passagem do tufão Shanshan. Segundo a Agência Meteorológica Nacional, o ciclone tropical atingiu inicialmente a costa na ilha de Kyushu, no sul, e foi se espalhando pelo país. Até o momento, três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram as fortes rajadas de vento, chegando a quase 200 km/h, que derrubaram árvores e quebraram janelas. O mau tempo também prejudicou o tráfego aéreo, com centenas de voos domésticos cancelados, além de provocar a queda de energia em mais de 250 mil residências no país.
O ministro de Gestão de Desastres, Yoshifumi Matsumura, alertou que o tufão pode causar níveis "sem precedentes" de ventos, ondas altas e tempestades. Ele recomendou que os governos locais emitam ordens de evacuação em áreas de risco e pediu que a população não hesite em procurar abrigo em caso de preocupação com a própria segurança.
+ Mulher é arrastada por tufão em Hong Kong; uma pessoa morreu
O tufão Shanshan é o mais recente forte ciclone tropical a atingir o Japão. Em meados de agosto, o país presenciou a passagem do tufão Ampil, que também provocou o cancelamento de viagens aéreas nacionais e internacionais, bem como de trens. Apesar de forte, o fenômeno não deixou feridos e não provocou danos consideráveis no país.