Publicidade
Mundo

Trump suspende tarifas sobre México por um mês após conversa com presidente do país

Presidente dos EUA concordou em atrasar medida depois que o México se comprometeu em aumentar guarda na fronteira

Imagem da noticia Trump suspende tarifas sobre México por um mês após conversa com presidente do país
Donald Trump falou com a imprensa nesta quinta-feira (29) | Reprodução/Youtube
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspendeu por um mês a tarifa de 25% que impôs ao México. A decisão ocorreu na manhã desta segunda-feira (3) após telefonema entre o republicano e a presidente Claudia Sheinbaum.

No X, antigo Twitter, a chefe de Estado mexicana informou que chegou a uma séria de acordos com Trump. Entre eles, o envio de 10 mil membros da Guarda Nacional do México para a fronteira norte. A iniciativa tem como objetivo impedir o tráfico de drogas para os Estados Unidos, particularmente o fentanil, uma das demandas de Trump.

+ O que é a USAID, agência humanitária dos EUA que Elon Musk quer fechar

Ainda segundo Sheinbaum, Trump se comprometeu em trabalhar para impedir o tráfico de armas de alta potência para o México.

O presidente norte-americano também se pronunciou após o telefonema. Na rede social, Truth Social, Trump informou que concordou em suspender por um mês a tarifa de 25% sobre produtos mexicanos, enquanto ocorrem negociações entre representantes dos países para um acordo.

"Acabei de falar com a presidente Claudia Sheinbaum, do México. Foi uma conversa muito amigável, na qual ela concordou em enviar imediatamente 10.000 soldados mexicanos para a fronteira que separa o México dos Estados Unidos. Esses soldados serão especificamente designados para conter o fluxo de fentanil e de imigrantes ilegais para o nosso país.", afirmou Trump.

"Além disso, concordamos em suspender imediatamente as tarifas previstas por um período de um mês, durante o qual ocorrerão negociações lideradas pelo Secretário de Estado Marco Rubio, o Secretário do Tesouro Scott Bessent e o Secretário de Comércio Howard Lutnick, juntamente com representantes de alto nível do México. Estou ansioso para participar dessas negociações com a presidente Sheinbaum, enquanto buscamos um “acordo” entre nossos dois países", completou.

Trump provocou um enorme temor no mercado financeiro após cumprir a promessa de que iria taxar em 25% produtos mexicanos e canadeneses, além de uma tarifa adicional de 10% sobre produtos chineses. A promessa de campanha do presidente entrou em vigor no último sábado (1°) e provocou reações dos países, que anunciaram tarifas retaliatórias.

As medidas fizeram com que as bolsas de valores em diversos países abrissem em queda, enquanto o dólar registrou alta.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade