Mundo

Trump retira convite ao Canadá para integrar Conselho da Paz; Espanha recusa

Convite ao premiê canadense foi revogado sem justificativa; governo espanhol afirma que iniciativa está fora do marco da ONU

Imagem da noticia Trump retira convite ao Canadá para integrar Conselho da Paz; Espanha recusa
Donald Trump durante lançamento do Conselho da Paz para Gaza | Reprodução/YouTube/Casa Branca
,

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retirou nessa quinta-feira (22) o convite para o Canadá se juntar à sua iniciativa chamada de Conselho da Paz, criado para a Faixa de Gaza. O anúncio foi feito por meio de uma publicação em rede social.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

"Prezado Primeiro-Ministro Carney: que esta carta sirva para comunicar que o Conselho de Paz está retirando o convite feito ao senhor para que o Canadá se junte, em qualquer momento, ao que será o mais prestigioso Conselho de Líderes já reunido. Agradeço sua atenção a este assunto", escreveu mandatário dos EUA.

Trump não apresentou uma justificativa formal para a retirada do convite, mas a decisão ocorre em meio a uma troca de farpas com o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, desde um discurso feito por ele durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos.

Na ocasião, Carney afirmou que "estamos em meio a uma ruptura, não a uma transição. As grandes potências começaram a usar a integração econômica como arma”.

Em resposta, Trump declarou: "Eles deveriam ser gratos a nós, Canadá. O Canadá vive graças aos Estados Unidos. Lembre-se disso, Mark, na próxima vez que fizer suas declarações".

Espanha rejeita convite

A Espanha também não participará da iniciativa Conselho da Paz. A decisão foi anunciada pelo primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, nesta sexta-feira (23), após uma cúpula de emergência da União Europeia em Bruxelas.

"Agradecemos o convite, mas o recusamos", disse Sánchez, acrescentando que o Conselho da Paz está "fora da estrutura das Nações Unidas e não inclui a Autoridade Palestina".

Segundo Trump, o Conselho da Paz tem como objetivo supervisionar temporariamente a administração da Faixa de Gaza e auxiliar na reconstrução do enclave, devastado após dois anos de ataques militares de Israel. O presidente Lula (PT) também foi convidado a participar da iniciativa, mas ainda não respondeu ao convite.

Últimas Notícias