Trump pode demitir Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, em breve, diz site
Presidente dos EUA tem criticado duramente Powell pela manutenção das taxas de juros no país

SBT News
com informações da Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode demitir o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, em breve, informou a Bloomberg nesta quarta-feira (16), citando uma autoridade não identificada da Casa Branca.
Separadamente, a emissora norte-americana CBS News informou que Trump havia perguntado a parlamentares republicanos se ele deveria demitir Powell, e várias pessoas na sala disseram que ele indicou que o faria.
+ EUA miram Pix, lei de proteção de dados e até 25 de Março em investigação sobre Brasil
A reunião com os membros da Câmara dos Deputados ocorreu no Salão Oval da Casa Branca, disse a CBS, citando várias fontes.
Trump tem criticado repetidamente a política monetária do Fed nos últimos meses, irritado com a recusa do banco central dos EUA em reduzir os juros. As autoridades do Fed têm resistido a cortar os juros até que haja clareza sobre se as tarifas impostas por Trump aos parceiros comerciais dos EUA reacenderão a inflação.
Trump pediu a renúncia de Powell, mas o presidente não tem o poder de demiti-lo por conta de divergências sobre a condução da política monetária, já que o Fed é uma instituição independente.
+ "Ninguém está feliz com o que o Brasil está fazendo", diz Trump em resposta ao SBT
Powell, que foi nomeado por Trump em 2017 para liderar o Fed e nomeado para um segundo mandato pelo presidente Joe Biden quatro anos depois, disse que pretende cumprir seu mandato como chair do Fed, que termina em 15 de maio de 2026.
Na semana passada, a Casa Branca intensificou suas críticas à forma como o Fed está sendo administrado quando o diretor do Escritório de Administração e Orçamento, Russell Vought, enviou uma carta a Powell dizendo que Trump estava "extremamente preocupado" com os custos excedentes da reforma de US$ 2,5 bilhões de sua sede histórica em Washington.
+ Governo Trump manda imigrantes irregulares para Essuatíni, na África
Powell respondeu pedindo ao inspetor-geral do banco central dos EUA que analisasse o projeto.
Os rumores fizeram com que os principais índices de Wall Street invertessem o curso e caíssem nesta quarta. Às 12h37, o Dow Jones caía 0,59%, a 43.761,93 pontos. O S&P 500 tinha queda de 0,66%, a 6.202,32 pontos, enquanto o Nasdaq Composite recuava 0,82%, a 20.508,53 pontos.