Mundo

Trump justifica derrotas republicanas dizendo que seu nome não estava na cédula de votação

Presidente afirmou que paralisação do governo federal também influenciaram resultado

Imagem da noticia Trump justifica derrotas republicanas dizendo que seu nome não estava na cédula de votação
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump | White House
• Atualizado em
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu às vitórias de candidatos democratas nas eleições de terça-feira (4). Em publicação nas redes sociais, o político afirmou que a ausência de seu nome na cédula de votação e a paralisação do governo federal foram os motivos para a derrota republicana.

A declaração ocorreu após candidatos apoiados pela Casa Branca perderem os principais pleitos do dia. É o caso da cidade de Nova York, onde o muçulmano Zohran Mamdani derrotou o ex-governador também democrata Andrew Cuomo, e dos estados de Virgínia e Nova Jersey, que elegeram Abigail Spanberger e Mikie Sherrill, respectivamente.

No caso de Nova York, Trump interviu repetidamente na campanha eleitoral da cidade, pregando voto contra Mamdani. Ele também chegou a ameaçar cortar o repasse de verbas federais para a prefeitura e assumir o controle da cidade caso o socialista ganhasse as eleições.

Ao discursar após o resultado do pleito, Mamdani rebateu Trump, reforçando suas críticas às políticas anti-imigração defendidas pelo presidente. “Para chegar a qualquer um de nós, você terá que passar por todos nós. Nova York continuará sendo uma cidade de imigrantes, uma cidade construída por imigrantes, alimentada por imigrantes e, a partir de hoje, liderada por um imigrante", disse.

+ Suprema Corte julga legalidade das tarifas de Trump nesta quarta (5)

Os principais resultados de terça-feira compõem o primeiro teste eleitoral do segundo mandato de Trump. As disputas também servem como um teste para as campanhas de 2026, quando acontecerão as chamadas “Midterm”, eleições de meio de mandato para eleger membros do Congresso, governadores e outras autoridades.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade