Publicidade
Mundo

Trump erra na geografia ao ameaçar Brics e inclui Espanha no grupo

Presidente dos EUA voltou a afirmar que irá tarifar em 100% membros do grupo que reúne Brasil, China e Rússia, ao criticar gastos militares do país europeu

Imagem da noticia Trump erra na geografia ao ameaçar Brics e inclui Espanha no grupo
Publicidade

Recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump voltou a afirmar que irá tarifar em 100% as transações do país com membros do Brics, caso o grupo — inicialmente formado por Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul — continue as negociações para desdolarizar seus acordos comerciais. O republicano, contudo, errou e incluiu a Espanha na parceria das economias emergentes do mundo.

+ "Não precisamos deles", afirma Trump sobre Brasil e América Latina

A confusão aconteceu após Trump ser questionado por um repórter sobre os países da Otan Tratado do Atlântico Norte (Otan), do qual a Espanha e os Estados Unidos fazem parte, e o fato de o país europeu não cumprir o mínimo de 2% do PIB em gastos com defesa, algo exigido pela aliança militar.

Trump começou sua resposta dizendo "a Espanha está muito abaixo”, referindo-se aos gastos com defesa, mas rapidamente mudou o assunto para falar sobre os Brics. "Eles são uma nação Brics, a Espanha. Você sabe o que é uma nação Brics? Você vai descobrir", disse ele durante entrevista no Salão Oval.

+ Trump acaba com home office, congela contratações federais e fala em 'uso eficiente do pessoal'

Antes mesmo da posse, Trump já havia tecido críticas ao grupo em sua rede social, Truth Social. Na ocasião, ele exigiu que os países se comprometessem em não criar uma nova moeda, sob a ameaça de tarifar as vendas "para a maravilhosa economia norte-americana".

"A ideia de que os países do Brics estão tentando deixar o dólar enquanto ficamos parados observando acabou", afirmou.

+ Trump assina ordem executiva que proíbe pessoas de mudarem de gênero e banheiros neutros

Até a tarde desta terça-feira (21), nenhum dos países do Brics havia se pronunciado sobre as novas ameaças.

A Espanha, por meio da porta-voz do governo, reforçou que o país não faz parte do grupo e afirmou ser um "membro comprometido" da Otan. O governo espanhol também afirmou considerar os EUA "um aliado natural".

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade