Publicidade
Brasil

Falta de insulina preocupa pacientes em ao menos quatro estados do país

Fornecedor do Ministério da Saúde cita escassez mundial de insumos usados na produção do medicamento

Imagem da noticia Falta de insulina preocupa pacientes em ao menos quatro estados do país
Insulina | Pexels
• Atualizado em
Publicidade

A cabeleireira Tatiane Souza, moradora de Campos Novos, em Santa Catarina, enfrenta desafios crescentes para manter o tratamento do diabetes tipo 1, diagnosticado há nove anos. Antes, ela conseguia adquirir insulina nas farmácias locais ou com a ajuda de familiares na capital Florianópolis. Hoje, a realidade é outra.

"Minha mãe mandava de Florianópolis, mas agora já não consegue em lugar nenhum, nem pagando caro. A gente vive na angústia e até com medo de comer", lamenta Tatiane.

+ Proibição do PMMA: CFM pedirá à Anvisa que produto seja banido em procedimentos estéticos

+ Padre Fábio de Melo: por que a depressão pode voltar? Entenda

Vanessa Pirolo, presidente da Federação Vozes do Advocacy - que engloba associações em defesa de quem tem diabetes - afirma que a falta de medicamentos afeta ao menos três estados: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás. Segundo Vanessa, um dos principais fornecedores alertou o Ministério da Saúde ainda em 2024 sobre a falta de insumos para produção de insulina, um problema mundial.

Os relatos de falta do medicamento também chegam de São Paulo. A Secretaria de Saúde do estado confirma que a quantidade de insulina regular em frascos enviada pelo governo federal está abaixo do solicitado, afetando principalmente pacientes do programa Farmácia Popular.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 70 milhões de doses de insulina foram distribuídas no último ano, com previsão de envio de mais 26 mil frascos para a rede do SUS. No entanto, ainda não há prazo definido para normalizar a distribuição.

O corpo humano produz naturalmente a insulina, hormônio responsável pela regulação da glicose em nosso sangue. Quem tem diabetes não produz insulina suficiente ou tem má absorção do hormônio. A doença afeta mais de 20 milhões de pessoas no Brasil.

O presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Fernando Valente, destaca que a insulina é essencial para esses pacientes. "Ela é como oxigênio ou água, as pessoas não podem viver sem a insulina. É muito importante abastecer essas pessoas com insulina porque elas não podem ficar nem um dia sequer sem o medicamento sob o risco de terem mal estar, sofrerem coma ou ate morte".
Publicidade

Assuntos relacionados

Diabetes
Medicamento
Saúde
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade