Publicidade
Mundo

Trump diz que tarifas de 80% contra a China "parecem corretas" em possível recuo

Autoridades dos dois países se reúnem durante o final de semana com a intenção de por panos quentes na guerra comercial

Imagem da noticia Trump diz que tarifas de 80% contra a China "parecem corretas" em possível recuo
Donald Trump está empenhado em deportar imigrantes | Reprodução Martin Schoeller/Time
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parece ter recuado nas tarifas impostas à China. Em publicação nas redes sociais, nesta sexta-feira (09), Trump escreveu que uma tarifa de 80% contra o país asiático "parece mais correta".

+ Lula participa com Putin de comemoração do fim da Segunda Guerra Mundial

O presidente norte-americano havia divulgado antes, taxas somavam um sobrepreço de 145% sobre produtos chineses. O aparente recuo acontece antes de uma reunião entre as principais autoridades comerciais dos dois países, prevista para acontecer no final de semana.

“Tarifa de 80% sobre a China parece certa! A decisão é do Scott B”, chefe do Tesouro, que tem sido um ponto de contato na área comercial.

O presidente republicano também pediu à China que abrisse seus mercados para os EUA, escrevendo: “Seria tão bom para eles. Mercados fechados não funcionam mais".

Nenhum país foi tão impactado pela guerra comercial de Trump quanto a China, o maior exportador mundial e a segunda maior economia.

Quando o norte-americano anunciou suas tarifas no chamado "Dia da Libertação" em 2 de abril, a China retaliou com suas próprias tarifas, uma atitude que Trump considerou uma demonstração de falta de respeito.

+ Papa Leão XIV diz em primeira missa que espera ser "farol que ilumina as noites do mundo"

As tarifas sobre os produtos de cada um vêm aumentando desde então, com as tarifas dos EUA contra a China agora em 145% e as tarifas da China sobre os EUA em 125%.

*Com informações da Associated Press

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade