Publicidade
Mundo

Trump declara Antifa como “ameaça terrorista doméstica”

Presidente assina ordem executiva que responsabiliza grupo por violência política e determina ações federais contra suas operações

Imagem da noticia Trump declara Antifa como “ameaça terrorista doméstica”
O presidente dos EUA, Donald Trump | Daniel Torok/Official White House Photo
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nessa segunda-feira (22) uma ordem executiva que classifica a Antifa como uma “organização terrorista doméstica”. O documento descreve o grupo como uma iniciativa “militarista e anarquista que clama explicitamente pela derrubada do governo dos EUA, das autoridades policiais e do sistema jurídico”.

+ Lula discursa hoje na abertura da Assembleia Geral da ONU; veja o que esperar

Segundo a ordem, a Antifa utiliza “meios ilegais para organizar e executar uma campanha de violência e terrorismo em todo o país para atingir esses objetivos”. Entre as ações citadas pelo presidente estão “confrontos armados com as autoridades policiais, tumultos organizados, agressões violentas contra o Serviço de Imigração e Alfândega e outros agentes da lei, além de ameaças contra figuras políticas e ativistas”.

O documento afirma ainda que o grupo recruta e radicaliza jovens americanos para se envolverem nessa violência e supressão da atividade política, utilizando “meios e mecanismos elaborados para proteger as identidades de seus agentes, ocultar suas fontes de financiamento e operações em um esforço para frustrar as autoridades policiais e recrutar membros adicionais”.

A ordem determina que todos os departamentos e agências executivas relevantes “utilizem todas as autoridades aplicáveis para investigar, interromper e desmantelar toda e qualquer operação ilegal, especialmente aquelas envolvendo ações terroristas, conduzida pela Antifa ou qualquer pessoa que alegue agir em nome da Antifa, ou para a qual a Antifa forneceu suporte material”, declarou.

Por fim, o documento ressalta que a designação não cria direitos ou benefícios legais para terceiros.

“Esta ordem não se destina a, e não cria, qualquer direito ou benefício, substantivo ou processual, executável por lei ou em equidade por qualquer parte contra os Estados Unidos, seus departamentos, agências ou entidades, seus executivos, funcionários ou agentes, ou qualquer outra pessoa”, completou.

O que é a Antifa

A Antifa, abreviação de “antifascista”, é um movimento que reúne grupos e indivíduos com ideologia de esquerda radical, com forte oposição a movimentos fascistas, supremacistas brancos e outras formas de discriminação. Diferente de uma organização formal, a Antifa não possui liderança central, nem estruturas oficiais de comando.

O movimento é conhecido por adotar métodos de protesto diretos e, em alguns casos, confrontos com grupos considerados extremistas ou autoridades. Suas ações incluem manifestações, bloqueios e campanhas de denúncia, mas têm sido alvo de críticas e acusações de violência por parte de autoridades e políticos conservadores nos Estados Unidos.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade