Mundo

EUA: Trump completa 100 dias de governo com queda de popularidade

Pesquisas apontam para aprovação inferior a 40%; republicano concentra pior índice entre presidentes

• Atualizado em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, completa 100 dias de governo nesta terça-feira (29). Diferente do primeiro, o segundo mandato do republicano vem enfrentando um aumento nos índices de desaprovação, provocando, consequentemente, uma queda de popularidade.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Os índices estão presentes em pesquisas divulgadas nos últimos dias. Um estudo do Pew Research Center, por exemplo, mostrou que a aprovação de Trump caiu de 47% para 40% de fevereiro a abril, enquanto uma pesquisa da ABC News apontou que o republiacano tem 39% de aprovação – seis pontos a menos que no início do governo – e 55% de desaprovação.

Nessa mesma época de governo, o ex-presidente Joe Biden tinha, em média, 52% de aprovação do governo, e Barack Obama, 50%, no seu segundo mandato. Depois de Trump, os piores índices ficam com George W. Bush, que teve aprovação de 47%, e Gerald Ford e Richard Nixon, ambos com 48%.

Entre os motivos para a queda de popularidade de Trump está a economia. A preocupação aumentou após o presidente aplicar tarifas retaliatórias de importação para 185 territórios, iniciando uma guerra comercial com países como Canadá e China. Com as importações mais caras, grande parte da população teme que os preços de produtos básicos aumentem.

Outro ponto citado é a imigração. Desde que assumiu o governo, Trump aprovou políticas anti-imigratórias e reforçou a fiscalização para a deportação de imigrantes ilegais, utilizando, inclusive, uma legislação de 1798 para acelerar o processo. Milhares de imigrantes já foram deportados, incluindo crianças, enquanto outros foram presos e enviados para El Salvador.

As demissões em massa e os cortes monetários em órgãos do governo federal também são alvo de críticas dos eleitores. Segundo a Pew Research Center, 59% dos norte-americanos disseram que Trump está sendo “muito descuidado” na forma de fazer os cortes, com 55% desaprovando as medidas e 51% acreditando que o governo vai piorar. Outros 36% aprovaram as mudanças.

Últimas Notícias