Publicidade
Mundo

Trump se reúne com Bukele e diz que país quer deportar o máximo possível de imigrantes

Presidente americano se encontrou nesta segunda (14) com o presidente de El Salvador, na Casa Branca

Imagem da noticia Trump se reúne com Bukele e diz que país quer deportar o máximo possível de imigrantes
Trump cumprimenta o presidente de El Salvador, Nayib Bukele | AP/Alex Brandon
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o país deve deportar o maior número de imigrantes irregulares possível e que os americanos estariam dispostos a ajudar a construir novas prisões em El Salvador. A fala foi nesta segunda-feira (14) durante reunião com o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, na Casa Branca.

“Você pode construir mais alguns presídios, por favor? Temos milhões de pessoas que não deveriam estar neste país e que são perigosas", disse Trump.

O presidente americano elogiou o presidente salvadorenho, e disse que ele "está nos ajudando" ao manter migrantes deportados dos Estados Unidos em uma prisão notória em El Salvador.

Trump disse ainda que as políticas de seu governo "restauraram a ordem na fronteira EUA-México". "Estamos orgulhosos. Agora só precisamos tirar os criminosos, assassinos e estupradores do nosso país", disse.

+ El Salvador se oferece para receber presos dos EUA

Caso Abrego Garcia

Os principais conselheiros de Trump e Bukele disseram nesta segunda que não tinham base para que El Salvador devolvesse Kilmar Abrego Garcia, um homem de Maryland que foi deportado indevidamente dos Estados Unidos em março.

+ Justiça dos EUA manda governo Trump libertar salvadorenho preso ilegalmente em El Salvador

Autoridades do governo Trump enfatizaram que Abrego Garcia, enviado para uma prisão de gangues, era cidadão de El Salvador e que os EUA não tinham poder de decisão sobre seu futuro. E Bukele, que tem sido parceiro do governo Trump em seus esforços de deportação, disse que não "tem o poder de devolvê-lo aos Estados Unidos".

A Suprema Corte decidiu que o governo Trump deve “facilitar” o retorno de Abrego Garcia.

* com informações da Associated Press

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade