Publicidade
Mundo

Trump aumenta taxa de entrada em parques nacionais para estrangeiros

Medida aparece dois meses após o presidente sugerir cortar US$ 1 bilhão do orçamento do Serviço de Parques em 2026

Imagem da noticia Trump aumenta taxa de entrada em parques nacionais para estrangeiros
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump | White House
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto, na noite de quinta-feira (3), para aumentar as taxas de entrada cobradas de visitantes estrangeiros nos parques nacionais. A medida, segundo o republicano, visa "garantir a experiência" das famílias norte-americanas no país.

+ Alcatraz dos Jacarés: Trump inaugura centro de detenção de imigrantes na Flórida

“Os parques nacionais proporcionaram às famílias americanas memórias inesquecíveis. É política do meu governo preservar essas oportunidades para as famílias nas gerações futuras, aumentando as taxas de entrada para turistas estrangeiros, melhorando a acessibilidade para os residentes e expandindo as oportunidades de desfrutar dos esplêndidos tesouros nacionais da América”, disse Trump.

No decreto, o presidente orienta o Departamento do Interior, responsável pelo Serviço Nacional de Parques, a aumentar as taxas para estrangeiros, mas sem especificar o valor do reajuste. Também determina que os parques deem prioridade de acesso aos residentes nos sistemas de reservas.

A ordem executiva aparece dois meses após Trump sugerir cortar mais de US$ 1 bilhão do orçamento do Serviço de Parques para o ano fiscal de 2026. Isso representa redução de um terço com relação ao orçamento do ano fiscal anterior, podendo, conforme avaliação da Associação de Conservação de Parques Nacionais (NPCA), resultar no fechamento de 350 (75%) das unidades de conservação do país.

+ Detenções de imigrantes crescem em ritmo acelerado nos EUA

"O plano orçamentário proposto pelo presidente está além do extremo. É catastrófico. Todas as ações tomadas até agora por este governo reduziram os parques nacionais e seus funcionários, mas este orçamento é o golpe final. Se promulgado pelo Congresso, nosso sistema de parques nacionais seria completamente dizimado”, disse Theresa Pierno, presidente e CEO da NPCA.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade