Trump assina decreto para aprovar venda do TikTok nos EUA e adia banimento até dezembro
Plano transfere operações para investidores americanos e globais; aplicativo com milhões de usuários virou ponto de tensão com a China

SBT News
com informações da Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (25) um decreto declarando que o plano de venda das operações do TikTok no país para investidores norte-americanos e globais atende aos requisitos da lei aprovada em 2024. Ela prevê o banimento do aplicativo caso seus proprietários chineses não se desfizessem do controle.
+ Coreia do Norte está perto de desenvolver míssil que pode atingir EUA, diz Coreia do Sul
Com a decisão, Trump adiou a aplicação da lei até 16 de dezembro, em meio às negociações para separar os ativos do TikTok nos EUA da plataforma global, atrair investidores locais e obter o aval do governo chinês.
O republicano tem elogiado o papel do TikTok e acumula 15 milhões de seguidores em sua conta pessoal. Atualmente, a rede conta com 170 milhões de usuários nos EUA. No mês passado, a Casa Branca também lançou um perfil oficial na plataforma.
+ Trump quer demitir diretora do Fed, mas ex-líderes econômicos alertam Suprema Corte sobre riscos
A aprovação do plano deve encerrar meses de impasse entre Estados Unidos e China e consolidar um acordo para manter o aplicativo em funcionamento no país.
Washington e Pequim negociam desde que Trump classificou o TikTok, controlado pela chinesa ByteDance, como ameaça à segurança nacional e restringiu sua distribuição em lojas como App Store e Google Play. O governo chinês, por sua vez, nega riscos e afirma que a empresa cumpre a legislação local de privacidade de dados.