Terremoto deixa quase 150 mortos em Mianmar, diz governo militar
Mais de 730 pessoas ficaram feridas após tremores de magnitude 7,7
Giovanna Tuneli
Um terremoto de magnitude 7,7, na escala Richter, atingiu o centro de Mianmar nesta sexta-feira (28), atingindo uma vasta extensão do Sudeste Asiático, incluindo a capital tailandesa Bangkok. O governo militar de Mianmar informou que os tremores deixaram 144 vítimas fatais e 732 ficaram feridas.
+ EUA eleva tom contra Maduro sobre disputa com Guiana: “Haverá consequências”, diz Marco Rubio
Os dados foram divulgados no primeiro relatório oficial da junta militar de Mianmar. O chefe do órgão, Min Aung Hlaing, afirma que haverá mais mortes e vítimas a serem confirmadas. "Gostaria de estender um convite aberto a todas as organizações e nações dispostas a vir e ajudar as pessoas necessitadas em nosso país", complementa o militar.
A imprensa internacional acredita que, até o momento, o número não parece incluir nada da região de Mandalay, uma das mais afetadas pelo terremoto, onde prédios desabaram completamente, deixando pilhas de escombros. "Aprovei uma solicitação do Centro AHA [escritório humanitário da Asean], que enviará ajuda amanhã, e a Índia também enviará assistência", informou Hlaing.
Em um apelo urgente, a junta governante de Mianmar está pedindo doações de sangue e suprimentos médicos. Zaw Min Tun, porta-voz do governo militar, solicitou doações em um noticiário da televisão estatal.
Dezenas de milhares de pessoas podem ter morrido nos terremotos desta manhã, de acordo com uma estimativa revisada por especialistas do o Serviço Geológico dos EUA (USGS). A companhia aérea Myanmar National Airlines informou sobre o cancelamento de voos devido ao terremoto em sua página do Facebook.
Em Bangkok, na Tailândia, um prédio de 30 andares desabou com cerca de 50 trabalhadores dentro. A vice-governadora da capital, Tavida Kamolvej, relata que pelo menos nove pessoas morreram por causa dos tremores. Desse número, oito morreram quando no edifício desabado.
Com isso, incluindo as vítimas fatais de Mianmar, sobe para 153 o total de mortos até o momento da publicação desse texto.