Terceiro adolescente é preso por tentativa de atentado terrorista a shows de Taylor Swift na Áustria
Os shows, que estavam esgotados, foram cancelados; conexões de suspeitos são investigadas
Um terceiro adolescente foi preso na noite desta quinta-feira (8) em conexão com uma tentativa de atentado terrorista ao show de Taylor Swift, que teve todas as apresentações canceladas, em Viena, na Áustria, segundo o ministro do interior austríaco. As informações são da agência de notícias Associated Press.
+ Após briga com Musk, Maduro manda bloquear X, antigo Twitter, na Venezuela
O jovem, de 18 anos, foi detido após ser identificado como estando em contato com o principal suspeito do plano de ataque. O ministro do Interior, Gerhard Karner, fez o anúncio em uma conferência de imprensa nesta sexta-feira (9), destacando que os investigadores estão examinando as conexões dos suspeitos, além de avaliar evidências físicas e eletrônicas.
Anteriormente, um suspeito principal, de 19 anos, e um jovem, de 17 anos, foram presos na última terça (6). Um adolescente, de 15 anos, também foi interrogado, mas não chegou a ser apreendido. De acordo com as regras de privacidade austríacas, os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
Segundo as autoridades, o plano foi inspirado por grupos terroristas como o Estado Islâmico e a Al-Qaeda. Materiais para fabricação de bombas foram encontrados na residência do principal suspeito, que confessou ter planejado "matar o maior número possível de pessoas" fora do local do show utilizando facas ou explosivos caseiros.
Os suspeitos teriam jurado fidelidade ao Estado Islâmico. Karner informou que o jovem de 18 anos detido era próximo do principal suspeito, embora não estivesse diretamente envolvido nos planos de ataque. Ele teria prestado juramento de fidelidade ao Estado Islâmico no dia 6 de agosto.
Os três shows de Taylor Swift, que estavam esgotados, foram cancelados na quarta (7). Os organizadores esperavam até 65 mil fãs dentro do estádio em cada show e até 30 mil espectadores do lado de fora, onde os suspeitos planejavam atacar. O ataque frustrado estava previsto para ocorrer na quinta ou sexta, segundo Karner.
A organizadora dos shows, Barracuda Music, comunicou no Instagram que não teve outra escolha senão cancelar os shows por motivos de segurança. Todos os ingressos serão reembolsados, conforme anunciado também no site oficial de Taylor Swift.
Taylor Swift está programada para encerrar a etapa europeia da "The Eras Tour" com cinco shows no estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra, entre 15 e 20 de agosto. O prefeito de Londres, Sadiq Khan, afirmou que os espetáculos continuarão, destacando a preparação das autoridades locais para garantir a segurança, aprendendo com incidentes passados, como o ataque suicida em um show de Ariana Grande em Manchester, em 2017, que deixou 23 mortos.
Swift ainda não comentou publicamente sobre o plano de ataque ou os shows cancelados em Viena. Equipe dela divulgou o anúncio da Barracuda Music através da conta verificada Taylor Nation, no Instagram, que permanece visível por 24 horas. A conta principal da cantora não postou nenhuma atualização sobre o incidente.