Tempestades inundam tendas de deslocados na Faixa de Gaza
Cerca de 10 mil tendas foram destruídas, aumentando o sofrimento de milhares de deslocados internos no enclave palestino
Uma tempestade de inverno atingiu a Faixa de Gaza, destruindo ou danificando cerca de 10 mil tendas utilizadas por famílias deslocadas pelos bombardeios israelenses desde outubro de 2023. O Escritório de Mídia Governamental de Gaza apelou à ajuda internacional para fornecer abrigo às pessoas afetadas, destacando que “81% das tendas não são mais utilizáveis, com 110 mil de um total de 135 mil necessitando urgentemente de substituição”.
+ Netanyahu aprova 'a princípio' acordo de cessar-fogo com o Hezbollah, diz emissora norte-americana
A situação humanitária no enclave palestino é alarmante, com 90% da população de Gaza, ou 1,9 milhão de pessoas, deslocadas internamente. A escassez de farinha de trigo fechou quase todas as padarias na região central e sul, enquanto as condições de saneamento se deterioram devido à falta de combustível e suprimentos para operar instalações de água e esgoto.
+ Líbano suspende aulas presenciais em Beirute após ataques israelenses
Relatórios do WASH Cluster, também da ONU, indicam que metade dos poços da Cidade de Gaza estão inoperantes, aumentando os riscos de surtos de doenças e desidratação.
A ONU alerta ainda que 79% da população da Faixa de Gaza está sob ordens de evacuação de Israel, agravando a crise já existente. O número de mortos no enclave palestino passa de 44 mil, com 104.235 feridos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.