Netanyahu aprova 'a princípio' acordo de cessar-fogo com o Hezbollah, diz emissora norte-americana
Segundo a CNN, Israel ainda tem reservas sobre alguns detalhes do acordo, que devem ser transmitidos ao governo libanês nesta segunda-feira (25)
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, aprovou “a princípio” um acordo de cessar-fogo com o Hezbollah durante uma consulta de segurança com autoridades israelenses na noite de domingo (24). A informação é da emissora norte-americana CNN.
Segundo o informado por uma fonte à reportagem, Israel ainda tem reservas sobre alguns detalhes do acordo, que, segundo a fonte, deveriam ser transmitidas ao governo libanês, que intermedia as discussões, nesta segunda-feira (25). Esses e outros detalhes continuam sendo negociados e o acordo não será finalizado até que todas as questões sejam resolvidas.
+ Israel matou mais de 200 crianças no Líbano nos últimos dois meses, diz Unicef
Um acordo de cessar-fogo também precisará ser aprovado pelo gabinete israelense, o que ainda não ocorreu, segundo a CNN.
Israel e o grupo Hezbollah, que tem sede no Líbano, estão em guerra aberta desde o final de setembro, quando o exército israelense lançou uma série de ataques aéreos e uma ofensiva terrestre no sul do país. Os bombardeios se intensificaram neste fim de semana, sobretudo em Beirute, onde ao menos 29 pessoas morreram.
Em resposta, o Hezbollah lançou cerca de 250 foguetes contra Israel, uma das maiores ofensivas recentes do grupo. Alguns foguetes atingiram Tel Aviv, no coração de Israel, deixando sete feridos. Outros foram interceptados pelo exército.
A escalada dos conflitos pode desestabilizar as negociações. O enviado dos Estados Unidos, Amos Hochstein, disse na semana passada que um acordo de cessar-fogo entre Israel e Líbano estava “ao nosso alcance”, mas acrescentou que, no final, a decisão cabe às partes.