Publicidade
Mundo

Suprema Corte pode decidir se Trump vai disputar a presidência nesta segunda

Argumento da Justiça é que o ex-presidente tem participação no ataque ao Capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021

Imagem da noticia Suprema Corte pode decidir se Trump vai disputar a presidência nesta segunda
Publicidade

A Suprema Corte dos Estados Unidos pode decidir, nesta segunda-feira (04), se Donald Trump vai concorrer às eleições presidenciais de 2024.

A razão é que o Tribunal do Colorado foi o primeiro estado a resgatar uma cláusula constitucional da 14ª Emenda dos EUA, que impede aqueles que “se envolveram em insurreição” de ocupar cargos públicos. O argumento é que ex-presidente tem participação do ataque de Capitólio, em Washington, no dia 6 de janeiro de 2021.

Desde então, Trump também foi impedido de votar nas primárias em Illinois e Maine, embora ambas as decisões, juntamente com a do Colorado, estejam suspensas enquanto se aguarda o resultado do caso da Suprema Corte.

Do que Trump é acusado?

Após perder as eleições em 2020 para Joe Biden, Trump fez um discurso para uma multidão que, em seguida, invadiu o prédio do Capitólio, o congresso dos EUA. O principal argumento da defesa do ex-presidente é a de que a regra prevista na 14ª emenda não se aplica a presidentes.

Além disso, Trump é investigado no caso de um pagamento para comprar o silêncio de uma atriz pornô, no primeiro indiciamento criminal contra um ex-presidente dos Estados Unidos. Outra ação incrimina o ex-presidente de pressionar funcionários públicos para anular a vitória de Joe Biden em 2020, com uma ligação telefônica gravada na qual pediu ao secretário de Estado da Geórgia que "encontrasse" votos suficientes para reverter o resultado.

Ao todo são 91 acusações criminais em quatro processos.

* Com informações da Associated Press

Publicidade

Assuntos relacionados

Mundo
Trump
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade