Série de tornados atinge diferentes estados nos EUA e deixa rastro de destruição
Ventos fortes arrancaram telhados de casas, derrubaram árvores e danificaram sistemas de energia elétrica

Camila Stucaluc
Uma série de tornados atingiu parte dos Estados Unidos na noite de quarta-feira (2). Estados como Missouri, Arkansas, Mississippi e Oklahoma foram afetados pelo fenômeno, que deixou um rastro de destruição com a queda de árvores, telhados arrancados e automóveis capotados.
Os ventos fortes também danificaram sistemas de energia elétrica, deixando mais de 200 pessoas sem luz, segundo a PowerOutage.US. Em Indiana, uma pessoa ficou presa sob escombros após um armazém desabar parcialmente em Brownsburg. Casas foram destruídas em Missouri, causando ferimentos leves em alguns moradores. O mesmo aconteceu em Oklahoma, que teve bairros destruídos.
Em Arkansas, o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês) chegou a emitir um alerta de "Emergência em Decorrência de Tornado", o mais severo aviso de tornados. Em meio ao cenário, a governadora Sarah Huckabee Sanders declarou estado de emergência e liberou US$ 250 mil do Fundo de Resposta e Recuperação de Desastres para ajudar nos custos de recuperação do estado.
"O Arkansas está antecipando tempestades severas hoje e possíveis inundações no final desta semana. Liberei US$ 250.000 para garantir que nosso estado esteja preparado e que as equipes de emergência estejam se preparando para ajudar”, escreveu ela em uma publicação nas redes sociais.
+ Avião é arrastado pela força do vento em aeroporto dos EUA
À imprensa norte-americana, os meteorologistas atribuíram o "clima agressivo" ao calor diurno unido à atmosfera instável, ventos fortes e muita umidade vinda do Golfo para o centro do país. A previsão é que o sul e o centro-oeste enfrentem tempestades até sábado (5), podendo ultrapassar 300 milímetros de chuva. Ao todo, 1,4 milhão de pessoas em seis estados estão sob alertas de inundações.