Mundo

Senado dos EUA aprova orçamento e evita paralisação do governo

Republicanos garantem votos necessários com apoio de democratas e asseguram funcionamento até setembro

Imagem da noticia Senado dos EUA aprova orçamento e evita paralisação do governo

O Partido Republicano, liderado pelo presidente Donald Trump, conseguiu aprovar o orçamento dos Estados Unidos no Senado, evitando a paralisação do governo. A votação foi concluída pouco antes do prazo final, com 54 votos a favor e 46 contra.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Apesar de terem maioria no Senado, os republicanos precisaram do apoio de congressistas democratas para garantir a aprovação. Caso o orçamento não fosse aprovado até a meia-noite, o governo enfrentaria o chamado "shutdown", que paralisa parte das atividades federais, incluindo o bloqueio de gastos com salários.

Com o resultado, o pagamento das contas públicas dos Estados Unidos está assegurado até setembro. A votação foi marcada por discussões acaloradas, já que os democratas criticaram os cortes de gastos incluídos no orçamento, que somam US$ 13 bilhões.

Os cortes não incluem as demissões de servidores promovidas pelo departamento liderado pelo bilionário Elon Musk. Assim como em um orçamento doméstico, o debate no Senado girou em torno de quanto e onde cortar despesas.

Últimas Notícias