Senado da Bolívia aprova entrada no Mercosul
Adesão deve ser o tema de destaque na próxima cúpula do grupo, marcada para dia 8, no Paraguai
A entrada da Bolívia no Mercosul deve ser o tema de destaque da próxima cúpula do grupo, no próximo dia 8, em Assunção, no Paraguai. O Senado do país aprovou a adesão à organização na quarta-feira (4) e agora só falta a sanção presidencial de Luis Arce.
+ Golpe na Bolívia: qual o cenário que levou à tentativa de tomada de poder no país?
Dependendo de quando ocorrer a promulgação, a Bolívia já poderá participar da reunião como membro pleno. O país também terá um período de quatro anos para incorporar o acervo normativo do Mercosul, que já havia ratificado a adesão.
A aprovação do Senado foi comemorado pelo Brasil. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que a plena incorporação da Bolívia, "abrirá novas oportunidades para incremento do comércio e dos investimentos"
Ainda segundo o Itamaraty, a entrada do país também trará "possibilidades de aprofundamento da cooperação em temas sociais".
Visita de Lula à Bolívia
O presidente Lula visitará à Bolívia um dia após a 64ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados. Essa será a primeira viagem do presidente brasileiro para Santa Cruz de La Sierra neste terceiro mandato e acontece uma semana depois do país ter sofrido uma tentativa de golpe de Estado. O ex-comandante do Exército José Zúñiga, responsável pelo motim, e pelo menos outras 21 pessoas foram presas.