Mundo

"Se vier para roubar, Trump vai te jogar na cadeia e te mandar de volta", diz perfil oficial do governo dos EUA

Departamento de Estado, pasta liderada pelo secretário Marco Rubio, publicou postagem em português na rede social X (antigo Twitter)

Imagem da noticia "Se vier para roubar, Trump vai te jogar na cadeia e te mandar de volta", diz perfil oficial do governo dos EUA
Imagem de Trump postada por conta oficial em português do Departamento de Estado dos EUA | Reprodução/X/Twitter
• Atualizado em

O perfil oficial em português do Departamento de Estado dos Estados Unidos no X (antigo Twitter) postou nessa quinta-feira (15) na rede social uma mensagem prometendo prender e extraditar imigrantes que cometerem crimes nos EUA. "Se você vier aos Estados Unidos para roubar os americanos, o presidente Trump vai te jogar na cadeia e te mandar de volta para o lugar de onde você veio", diz texto da pasta chefiada pelo secretário Marco Rubio.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Publicação vem na semana em que o próprio Departamento de Estado anunciou suspensão de vistos de imigrantes para cidadãos de 75 países, incluindo Brasil.

Medida passa a valer em 21 de janeiro e, segundo esclarecimento da Embaixada dos EUA no Brasil, não afeta vistos de turistas.

Nova regra se aplica apenas a vistos de imigração, isto é, quando o solicitante pretende morar nos Estados Unidos. Vistos de turismo, negócios e estudo seguem com processamento normal, já que não se enquadram na categoria de imigrante.

Protestos contra ICE e repressão do governo

Postagem da pasta chefiada por Rubio também ocorre em momento de tensão interna nos EUA, com protestos reunindo milhares de pessoas em manifestações de rua contra ações violentas de agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês).

O presidente Donald Trump, que tem reforçado políticas e medidas anti-imigração desde que retornou à Casa Branca, ameaçou nesta semana usar a Lei da Insurreição de 1807 para reprimir manifestantes em Minneapolis, no estado de Minnesota. Legislação do século 19 permite acionar militares da ativa das Forças Armadas para realizar ações de segurança pública.

Protestos se intensificaram e aumentaram na cidade e em outras partes do país após um agente do ICE matar a manifestante Renee Nicole Good, cidadã norte-americana de 37 anos, dentro do carro dela, em 7 de janeiro. Na quarta (14), um imigrante venezuelano levou um tiro na perna de outro funcionário do ICE.

Últimas Notícias