Rússia intensifica ofensiva e lança ataque contra instalações de energia na Ucrânia
Bombardeio deixou centenas de moradores sem luz e prejudicou o fornecimento de água em algumas regiões
Mísseis russos atingiram instalações de energia no centro e oeste da Ucrânia na manhã deste sábado (27). O ataque, feito com mísseis balísticos e de cruzeiro, foi o quarto em grande escala visando o sistema de energia elétrica do país desde 22 de março. Segundo autoridades, os bombeiros resultaram em dezenas de incêndios maciços.
+ Ucrânia anuncia reparações para vítimas de violência sexual durante guerra
"O inimigo novamente bombardeou as instalações de energia ucranianas. Quatro das nossas seis centrais térmicas na Ucrânia foram atingidas, danificando gravemente equipamentos dos quais milhões de ucranianos dependem”, disse o grupo de eletricidade DTEK. Ao todo, as centrais da empresa já foram atacadas mais de 170 vezes.
Além de deixar centenas de moradores sem luz, os ataques russos nas instalações prejudicaram o fornecimento de água em algumas regiões. Foi o caso de Dnipropetrovsk e Kryvyi Rih, que tiveram o serviço suspenso temporariamente.
+ Sérgio Utsch entrevista o presidente da Ucrânia; veja bastidores da conversa
O novo ataque russo acontece em meio a uma nova escalada da guerra. Isso porque, nesta semana, o Congresso dos Estados Unidos aprovou o pacote militar de US$ 60 bilhões para a Ucrânia, o que ajudará o país a reabastecer os estoques armamentistas e intensificar as batalhas na linha de frente. Até então, Kiev vinha registrando um avanço de Moscou.