Publicidade
Mundo

Rússia é suspeita de desativar GPS em voo com a líder da União Europeia

Sistema ficou bloqueado durante viagem da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, à Bulgária, no domingo (31)

Imagem da noticia Rússia é suspeita de desativar GPS em voo com a líder da União Europeia
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia | Reprodução
Publicidade

O sistema GPS do avião da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ficou bloqueado durante a viagem para a Bulgária no domingo (31), disse um porta-voz da União Europeira (UE) nesta segunda-feira (1º).

A porta-voz, Arianna Podesta, disse ainda que as autoridades búlgaras suspeitam que essa "interferência flagrante foi realizada pela Rússia" e acrescentou que a UE investigará mais detalhadamente o incidente.

"Podemos de fato confirmar que houve interferência no GPS, mas o avião pousou em segurança na Bulgária. Recebemos informações das autoridades búlgaras de que elas suspeitam que isso se deveu a uma interferência flagrante da Rússia", disse o porta-voz.

Conforme a Comissão Europeia, o avião não conseguiu usar auxílios eletrônicos de navegação devido à interferência ao se aproximar do aeroporto de Plovdiv, na Bulgária.

Após pousar em segurança na Bulgária, Ursula von der Leyen visitou um produtor de armas em Sopot, acompanhada pelo primeiro-ministro Rossen Jeliazkov, como parte de uma turnê por países da União Europeia Oriental.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade